A tempestade que começa a se intensificar nos Estados Unidos levou neve a partes do país nas primeiras horas deste sábado (31). O sistema deve evoluir para um poderoso ciclone bomba esta noite.
Durante a madrugada, a tempestade deixou vários centímetros de neve na região onde se encontram Kentucky, Virgínia, Tennessee e Carolina do Norte. A neve deve continuar nessas áreas, além de partes da Georgia, e se espalhar gradualmente para o leste ao longo da tarde, à medida que a tempestade ganha força.
Os ventos também devem se intensificar significativamente ao longo do dia. As rajadas provocarão mar muito agitado e podem causar alagamentos costeiros, especialmente durante a maré alta.
No caminho da tempestade, os estados da Geórgia, Virgínia, Carolina do Norte e Carolina do Sul emitiram novos decretos de emergência ou reafirmaram ordens emitidas anteriormente. As medidas ajudam a liberar e mobilizar recursos para responder aos impactos e se preparar para o fenômeno.
“A previsão é de que a queda de neve afete grande parte da Carolina do Norte neste fim de semana, o que pode interromper a rotina diária por vários dias”, afirmou o governador Josh Stein no comunicado em que anunciou o estado de emergência.
O governador da Geórgia, Brian Kemp, também decretou um novo estado de emergência.
Ordens emitidas na Carolina do Sul e na Virgínia para a tempestade do último fim de semana continuam em vigor para cobrir este novo sistema, enquanto os estados lidam com impactos consecutivos.
Voos cancelados
As interrupções no transporte aéreo nos Estados Unidos voltam a ocorrer por causa de uma tempestade de inverno pelo segundo fim de semana consecutivo.
Pouco mais de 1.500 voos nos EUA foram cancelados neste sábado, segundo o FlightAware.
Isso acontece depois de uma outra tempestade de grandes proporções ter levado ao cancelamento de mais de 20.000 voos ao longo de vários dias da semana passada.
A maioria dos cancelamentos ocorre em cidades que devem ser impactadas pela tempestade, entre elas Atlanta, Charlotte e Raleigh-Durham, na Carolina do Norte.