A biatleta italiana Rebecca Passler foi excluída dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 após testar positivo para substâncias proibidas quatro dias antes do início do evento, informou nesta segunda-feira o Comitê Olímpico Nacional da Itália (CONI).
Mais cedo, a agência antidoping italiana (NADO) afirmou que a atleta apresentou resultado positivo para letrozol e metanol. O caso é o primeiro teste positivo desde a chegada das delegações à cidade do norte da Itália, que recebe a abertura dos Jogos em 6 de fevereiro.
O resultado representa um constrangimento para o país-sede em meio à reta final de preparação para o evento.
“Tendo recebido notificação da Agência Internacional de Testes de que a atleta Rebecca Passler testou positivo, o CONI ordenou sua exclusão imediata da equipe que competirá nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026”, disse o comitê em comunicado.
“O Comitê Olímpico Nacional da Itália reserva-se o direito de avaliar, quando possível, uma eventual substituição”, acrescentou.
Passler, de 24 anos, teve como melhor resultado o 11º lugar no revezamento feminino 4×6 km no Mundial de Biatlo da IBU de 2024 e agora pode enfrentar uma suspensão prolongada das competições.