A Justiça Federal em Pernambuco declarou nulos os atos da Justiça Estadual na apuração de crimes de competência federal no âmbito da Operação Integration e determinou que a PF (Polícia Federal) assuma a investigação. Deflagrada em 2024, a operação cita a influenciadora Deolane Bezerra e sua mãe, Solange Bezerra. Caberá à PF reavaliar todo o material já produzido.

O caso apura suspeitas de lavagem de dinheiro ligadas a jogos de azar.

A decisão é do juiz Cesar Arthur Cavalcanti de Carvalho, da 13ª Vara Federal, e foi publicada nesta terça-feira (3).

A CNN Brasil teve acesso ao documento. Segundo o magistrado, a Justiça Estadual não tinha competência para autorizar a apuração de crimes federais, como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra o sistema financeiro, o que motivou a transferência do caso para a esfera federal. A medida não encerra o inquérito nem anula automaticamente provas ou prisões já cumpridas.

Com isso, o juiz determinou que todo o material reunido pela Polícia Civil seja encaminhado à Polícia Federal, que deverá reavaliar o caso em um novo procedimento, com acompanhamento do MPF (Ministério Público Federal). A Justiça Estadual ficará responsável apenas pelas questões relacionadas à suposta contravenção do jogo do bicho.

O inquérito cita diversas pessoas físicas e jurídicas. Entre os nomes mencionados estão, além de Deolane Bezerra e Solange Bezerra, a empresa Sports Entretenimento e Promoção de Eventos Ltda., ligada à casa de apostas Esportes da Sorte. Até o momento, não há denúncia apresentada contra os investigados.

Na decisão, o magistrado também analisou os argumentos das defesas, entre eles o do empresário Darwin Henrique da Silva Filho, apontado como dono da Esportes da Sorte. Um dos questionamentos é que dados financeiros teriam sido solicitados ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) antes da abertura formal do inquérito, o que, segundo as defesas, teria comprometido a regularidade da investigação.

O caso chegou à Justiça Federal após decisão da juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, que apontou divergências em relação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O MPPE pediu o arquivamento de parte do inquérito três vezes, alegando falta de indícios de crime. Já a magistrada entendeu que surgiram sinais de envio irregular de dinheiro ao exterior e de outras movimentações financeiras que poderiam afetar a União, o que justificaria a atuação da Justiça Federal.

Com a decisão, caberá à Polícia Federal dar andamento à apuração dos crimes federais, enquanto a Justiça Estadual segue analisando apenas a parte do caso relacionada à suposta contravenção do jogo do bicho.

Relembre o caso

A Operação Integration foi deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco na manhã de 4 de setembro de 2024. Na ocasião, Deolane Bezerra foi presa na casa da família, no Recife, e levada para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), na zona oeste da capital. A mãe dela, Solange Bezerra, também foi detida, segundo informou a filha Dayanne Bezerra.

A ação teve como objetivo coibir crimes de lavagem de dinheiro e prática de jogos ilegais e foi resultado de uma investigação iniciada em abril de 2023. As apurações contaram com o apoio da Interpol e do Coaf.

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 12ª Vara Criminal da Comarca do Recife. Também houve o sequestro de bens, como carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações, além do bloqueio de mais de R$ 2 bilhões em ativos financeiros dos alvos da operação.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra

Entenda tratado nuclear entre Rússia e EUA que expira quinta-feira (5)

Lula é convencido a lançar Haddad ao Senado | Blogs | CNN Brasil

Estratégico para o Litoral, Hospital de Paranaguá supera 5 mil atendimentos em janeiro

Ibovespa e dólar caem com dados e balanços corporativos no radar

Cristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos

Operação Carimbadores: réus são condenados a 20 anos de prisão por estupro