O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, afirmou que o acordo comercial assinado na véspera entre o governo de Javier Milei e o de Donald Trump é compatível com as normas do Mercosul.

“Tudo o que estamos fazendo em [termos de] acordos bilaterais são acordos que obviamente estão permitidos dentro do acordo com os países participantes do Mercosul”, expressou nesta sexta-feira (6).

No entanto, o chanceler argentino ressaltou a posição do seu país, que insiste em uma maior flexibilidade do bloco.

Como exemplo, Quirno citou o acordo entre o Mercosul com a União Europeia, assinado após mais de 25 anos de negociações, quando o acordo da Argentina com os Estados Unidos levou “um pouquinho mais de um ano”.

“Nós não temos tempo a perder. Temos que consolidar este crescimento da Argentina para o futuro e não podemos perder um minuto”, pontuou.

 

Acordo comercial entre Argentina e EUA

O Acordo de Comércio e Investimentos Recíprocos assinado na quinta-feira (5) entre a Argentina e os Estados Unidos prevê a redução ou eliminação de impostos sobre diversos produtos, como carne bovina e veículos.

O texto também estabelece que a Argentina irá eliminar licenças de importação não automáticas para produtos dos EUA, aplicar padrões de propriedade intelectual e facilitar investimentos norte-americanos em setores críticos como minerais estratégicos, energia e infraestrutura.

Acordo Mercosul-UE

Assinado em janeiro por ambos os blocos, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi enviado para o Congresso argentino também nesta quinta para aprovação.

Porém, o chanceler ressaltou que o acordo tem cláusulas que permitem a ativação provisória do tratado somente com a aprovação de um dos membros do bloco.

“Quando a Argentina aprovar o acordo União Europeia – Mercosul, o acordo pode ser aprovado pela UE provisoriamente e está ativo para a Argentina e para a União Europeia. Na medida em que os outros países do Mercosul aprovarem, se juntam a essa ativação do do acordo provisório”, explicou.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump planeja primeira reunião do Conselho da Paz para 19 de fevereiro

Argentina diz que acordo comercial com EUA é compatível com Mercosul | Blogs | CNN Brasil

Lula diz ser grato pela “parceria exitosa” do Brasil com a China

Jogador convulsiona em partida contra o Flamengo no Carioca

Defesa Civil Estadual envia primeiro alerta por Cell Broadcast para Curitiba

Blocos de Carnaval: Polícia prende 16 suspeitos em operações na capital

EUA x Irã: Ninguém tem certeza dos termos do acordo, afirma professor

Lula diz que política “apodreceu” e cobra PT no aniversário do partido | Blogs | CNN Brasil

Aplicativos bancários tiveram instabilidade no Pix; situação foi resolvida

Atlético terá estádio para time feminino e base na Vila Olímpica; saiba mais