Seja ouro, prata ou bronze, as medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina têm algo em comum: podem quebrar. Organizadores anunciaram nesta segunda-feira a abertura de uma investigação após relatos de danos em medalhas.

Entre os casos está o da campeã americana do downhill, Breezy Johnson, que apareceu com a medalha lascada. Outros atletas também relataram que as peças quebraram minutos após as cerimônias.

“Estamos totalmente cientes da situação e vocês viram as imagens”, disse Andrea Francisi, chefe de Operações dos Jogos de Milão-Cortina, em coletiva nesta segunda. “Estamos analisando exatamente qual é o problema.”

“Vamos dar máxima atenção às medalhas para que tudo seja perfeito, porque isso é uma das coisas mais importantes para os atletas”, completou.

Mecanismo de segurança pode ser a causa

Uma fonte próxima ao caso afirmou que o problema pode estar no cordão das medalhas, equipado com um mecanismo de liberação exigido por lei.

O sistema se solta automaticamente quando puxado com força, para evitar risco de estrangulamento do atleta.

Johnson é uma das atletas que viram a medalha quebrar poucos minutos após a premiação. “É pesada, está quebrada”, disse aos repórteres, mostrando a medalha danificada enquanto a fita separada permanecia em seu pescoço.

“Eu estava pulando de empolgação e, de repente, ela simplesmente caiu”, afirmou.

O alemão Justus Strelow também teve a medalha de bronze quebrada durante a comemoração na sede da equipe de biatlo.

A sueca Ebba Andersson viu a prata do skiathlon feminino partir em duas. “A medalha caiu na neve e quebrou”, disse à emissora SVT. “Agora espero que os organizadores tenham um ‘plano B’.”

Troca de medalha

A patinadora artística americana Alysa Liu publicou no Instagram que a fita se soltou da medalha de ouro conquistada na competição por equipes no domingo.

Ellie Kam, também medalhista de ouro e colega de quarto de Liu, disse que a atleta pulava de alegria quando a medalha caiu e ganhou “algumas marcas”.

“Ela estava tão animada que pulava sem parar, e a medalha é um pouco pesada demais para a fita, eu acho, então simplesmente se soltou”, disse Kam à Reuters.

Segundo Kam, Liu teve a medalha substituída depois. “Foi muito mais drama do que eu imaginava quando voltei para o quarto”, afirmou. “Mas no fim, deu tudo certo.”

As medalhas têm design limpo e representam “discos de gelo”, formados por duas metades unidas pelos símbolos olímpico e paralímpico no centro.

As partes simbolizam o atleta e a rede por trás do sucesso, como família, equipe e treinadores. As peças têm duas texturas, uma fosca e outra polida.

As medalhas de ouro pesam cerca de 500 gramas, o mesmo que as de prata, e contêm 6 gramas de ouro. As de bronze são um pouco mais leves, com 420 gramas.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BB Seguridade apresenta alta de 5,1% no lucro do 4º trimestre

Astro da NBA pode voltar a jogar antes do previsto após grave lesão

Patrocinado pela Sanepar, Festival de Curitiba terá mais de 400 atrações

Fórum de blocos alerta para falhas de segurança no Carnaval em SP

Ucrânia reassume controle de assentamentos russos em cidade na região sul

Câmara dos Deputados quer votar fim da escala 6×1 até fim de maio | Blogs | CNN Brasil

Ouro fecha em alta de 2% com dólar fraco e tensões geopolíticas

Olimpíada de Inverno enfrenta problema com medalhas e avalia causa de danos

Mostra Confluências: Museu Casa Alfredo Andersen promove visita guiada e bate-papo

Salvador terá chuvas e tempo parcialmente nublado nesta semana