Os questionamentos sobre logística e segurança no Carnaval de rua de São Paulo ganharam força após a realização de grandes desfiles simultâneos, além de cenas de aglomeração e tumultos registrados neste pré-Carnaval. Segundo o Fórum Aberto dos Blocos de Carnaval de São Paulo, entidade que reúne cerca de 200 agremiações, os problemas poderiam ter sido evitados se alertas feitos pelos próprios blocos tivessem sido considerados pela Prefeitura.

Em entrevista à CNN Brasil, o coordenador do Fórum, José Cury Filho, afirmou que os coletivos vinham alertando o poder público sobre riscos operacionais, especialmente em regiões com concentração de grandes atrações.

“Quem deixaria acontecer o que aconteceu no domingo (8), na Rua da Consolação? Os blocos já estavam tentando avisar o prefeito havia tempo que poderia existir problema com dois mega blocos ao mesmo tempo, praticamente no mesmo local”, afirmou.

Caso Ivete Sangalo

Um dos principais exemplos citados por José é a participação do bloco da cantora Ivete Sangalo no pré-Carnaval paulistano. Segundo ele, até dezembro — ou mesmo já no começo de janeiro deste ano — não havia qualquer informação oficial de que a artista estaria no Carnaval de rua da capital.

“Por que o bloco da Ivete Sangalo estava lá no sábado (7), no pré-Carnaval, se até dezembro ninguém sabia que ele estaria no Carnaval de São Paulo? Existe um guia de regras que os blocos precisam seguir a risca, com prazos e exigências, mas, quando a Prefeitura quer, ela passa por cima de tudo sem abrir espaço ou dialogar com ninguém, muito menos com os blocos”, questionou.

Outro ponto levantado pelo Fórum é a escolha do local do desfile, que, segundo José, contraria o próprio regramento imposto aos blocos e coloca em risco a segurança do público. Uma vez que o prazo entre o anúncio da atração, como o bloco da Ivete Sangalo, e a adequação para o mega evento (segurança, estrutura, banheiros químicos) é extremamente curto.

“O guia de regras não diz que os blocos precisam zelar pelo espaço? Então por que o bloco da Ivete Sangalo foi para o Ibirapuera e não para o Autódromo de Interlagos, onde caberia todo mundo com mais segurança?”, disse.

Para ele, a condução do Carnaval demonstra falta de transparência e priorização de interesses comerciais.

“O prefeito Ricardo Nunes quer ter total controle e nenhuma transparência”, afirmou.

Falta de diálogo com a Prefeitura

José Cury Filho afirma que os problemas de logística e segurança estão diretamente ligados à falta de diálogo entre a Prefeitura e os coletivos de blocos, situação que, segundo ele, se arrasta há pelo menos três anos.

“Até a gestão do então prefeito Bruno Covas, existiam conversas com os coletivos, como o Fórum. Porém, a partir da gestão do prefeito Ricardo Nunes, essa interlocução acabou. Não há espaço nem com a Prefeitura nem com a Secretaria de Cultura. Isso já faz três anos”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Fórum, nem o prefeito Ricardo Nunes nem representantes da Secretaria Municipal de Cultura mantêm diálogo com os blocos. Ele diz que a gestão municipal conversa apenas com produtores culturais e empresários, deixando de lado quem atua diretamente e conhece a dinâmica do Carnaval de rua.

“Oficialmente, nós não conseguimos ajudar a cidade a organizar o Carnaval. A SPTuris faz o evento, mas não conhece as dinâmicas dos blocos. Eles querem saber de espetáculo, do ‘gingatismo’, mas não de como é o funcionamento real da rua”, criticou.

A CNN Brasil procurou a prefeitura e aguarda retorno.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

BB Seguridade apresenta alta de 5,1% no lucro do 4º trimestre

Astro da NBA pode voltar a jogar antes do previsto após grave lesão

Patrocinado pela Sanepar, Festival de Curitiba terá mais de 400 atrações

Fórum de blocos alerta para falhas de segurança no Carnaval em SP

Ucrânia reassume controle de assentamentos russos em cidade na região sul

Câmara dos Deputados quer votar fim da escala 6×1 até fim de maio | Blogs | CNN Brasil

Ouro fecha em alta de 2% com dólar fraco e tensões geopolíticas

Olimpíada de Inverno enfrenta problema com medalhas e avalia causa de danos

Mostra Confluências: Museu Casa Alfredo Andersen promove visita guiada e bate-papo

Salvador terá chuvas e tempo parcialmente nublado nesta semana