Nesta sexta-feira (20) é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Por isso, uma ação está sendo realizada nos terminais de transporte público de Cascavel.
Com distribuição de materiais informativos e conversas com os usuários do transporte coletivo, a abordagem nos terminais foi realizada de forma aleatória, com o objetivo de conscientizar a comunidade.
A dependência é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e o uso abusivo de substâncias é uma questão de saúde pública que afeta milhares de famílias.
Os panfletos esclarecem os efeitos físicos e mentais do uso de drogas como maconha, ecstasy, cocaína e crack, que podem causar problemas como esquizofrenia, doenças pulmonares e convulsões. Também há orientações sobre o álcool e o tabaco que, apesar de lícitos, geram uma série de prejuízos à saúde.
A busca por ajuda é essencial. Antônia conviveu por anos com o alcoolismo e, hoje, auxilia famílias que, assim como ela, precisaram enfrentar o vício.
Além de abordar o abuso de álcool e outras drogas, a ação também buscou conscientizar sobre a esmola, que pode contribuir para manter usuários em situação de rua.
O município conta com serviços de acolhimento e internação para usuários. A porta de entrada é a unidade de saúde.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
Fonte: PARANAGOV