Mais da metade do verão carioca foi marcada, até esta sexta-feira (20), por dias de estresse térmico – combinação de altas temperaturas e umidade do ar em níveis elevados.

Até esta quinta (19), de um total de 61 dias de verão no Rio, 33 dias tiveram altos índices de calor, com temperaturas entre 36°C e 40°C. As informações foram divulgadas pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio.

Nesta sexta, o município voltou ao nível 1 do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo após uma sequência de oito dias consecutivos em níveis 2 e 3: foram sete dias em Calor 3 e um dia em Calor 2.

No entanto, à noite, o município entrou no estágio 2 de atenção, mas por outro motivo: a chuva. Há previsão de pancadas moderadas ou fortes, podendo vir com raios, ainda nesta sexta e madrugada de sábado (21). O estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.

Segundo a Prefeitura, as temperaturas e umidade em altos níveis registrados no Rio desde o dia 21 de dezembro repetem um padrão climático do verão passado. Durante 89 dias, entre 21 de dezembro de 2024 e 20 de março de 2025, foram 46 dias marcados por estresse térmico, com a entrada da cidade em Calor 2, Calor 3 e Calor 4, o nível mais crítico.

“Tivemos estresse térmico em mais da metade dos dias da estação e esse padrão é típico do verão na cidade do Rio de Janeiro. Temos altas temperaturas e umidade combinadas, gerando essa sensação maior de calor. Esses fatores também contribuem para a ocorrência de chuvas fortes, que são características da estação”, explica Raquel Franco, meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio.

Nesta época do ano, devido ao calor intenso, há um aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 13.500 pessoas deram entrada com sintomas relacionados ao calor neste verão, como insolação, desidratação, problemas respiratórios e variações na pressão arterial.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embate de tarifas nos EUA não afeta competitividade do Brasil, diz Haddad | Blogs | CNN Brasil

Análise: Prisão de Andrew gera maior crise à monarquia desde morte de Diana

Policiais fantasiados prendem 94 suspeitos em blocos de carnaval de SP

Ex-prefeito e ex-secretário de Nova Laranjeiras são condenados por desvio de diesel – catve.com

Homem é preso com carga de contrabando avaliada em cerca de R$ 700 mil na BR-277 – catve.com

Corpo de Bombeiros do Paraná ganha Chefia do Estado-Maior

Motorista deixa carro instantes antes de veículo ser arrastado por trem

CNI: Suspensão do tarifaço beneficia US$ 21,6 bi em exportações brasileiras

Veja valor da premiação de Lucas Pinheiro após medalha de ouro na Olimpíada

Batida entre carro e triciclo deixa jovem ferida em Cascavel – catve.com