Um homem, de 33 anos, foi preso em flagrante após invadir um convento e matar uma freira, de 82, neste sábado (21), em Ivaí, interior do Paraná.
Em depoimento à PCPR (Polícia Civil do Paraná), ele relatou que teria feito uso de crack e bebidas alcóolicas durante a madrugada e, após isso, começou a ouvir vozes que diziam para que ele matasse alguém.
O homem afirmou que, depois disso, pulou o muro do convento.
Ainda no depoimento, ele disse que, quando avistou a religiosa, identificada como irmã Nadia Gavasnki, ela o teria questionado sobre sua presença no local e ele respondeu que trabalhava no evento.
De acordo com ele, Nadia não teria acreditado na versão dele, e então ele a teria empurrado. Em seguida, a idosa teria caído ao chão e começado a gritar por ajuda.
Nesta hora ele atacou a idosa e a asfixiou. O rapaz negou ter golpeado diretamente a cabeça dela, mas admitiu que a mulher pode ter tido ferimentos por conta da queda. O suspeito negou, ainda, qualquer ato de violência sexual contra a vítima ou intenção de subtrair objetos.
Após o crime, o ele saiu do local, se aproximou dos frequentadores do convento e disse que tinha encontrado a religiosa caída.
Em depoimento, uma das freiras, companheiras de convento de irmã Nadia, afirmou que a vítima costumava ir ao local do crime sempre após o almoço para alimentar as galinhas que ali viviam.
Uma fotógrafa, que registrava um evento no monastério, afirmou que foi abordada pelo rapaz logo após o crime. Ela conta que ele estava nervoso e com as roupas sujas de sangue e arranhões no pescoço.
Ela relata que ele teria reforçado a versão de que era funcionário do convento. Desconfiada, a profissional registrou de forma discreta parte da interação e solicitou apoio a outros presentes para acionar uma ambulância
No momento em que a vítima era socorrida, o suspeito fugiu do local. Com base nas filmagens realizadas pela testemunha, o homem, que já conhecido das equipes policiais por antecedentes criminais de roubo e furto, foi identificado.
A PMPR (Polícia Militar do Estado do Paraná), realizou diligências imediatas e conseguiu localizá-lo em sua casa. Ele tentou fugir ao notar a presença dos PMs e, durante a abordagem, tentou dar socos e chutes nos agentes. Questionado, admitiu a autoria do crime.
O autor foi autuado em flagrante pelos crimes de homicídio qualificado com motivo fútil, asfixia e recurso que dificultou a defesa da vítima, além de resistência. Ele foi encaminhado ao sistema penitenciário.
A PCPR ainda investigará a possível prática de crime sexual, consumado ou tentado, por conta da vítima apresentar vestimentas parcialmente retiradas. A hipótese será analisada após a conclusão dos laudos periciais.
Convento lamentou o ocorrido
A Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada lamentou, em nota, o ocorrido com Irmã Nadia.
No comunicado, o convento classificou a ação como “um ato de violência injustificável”, e disse se solidarizar com familiares e amigos da vítima.
Além congregação informou que a instituição colabora com as autoridades para o esclarecimento do ocorrido. Irmã Nadia foi velada na tarde deste domingo (22), em Prudentópolis, também no Paraná.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo