Anúncio
Balé "GiselleS" encerra temporada no Teatro Guaíra com mais de 11 mil espectadores

O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná encerraram neste domingo (21) a temporada de “GiselleS”, releitura contemporânea do clássico romântico que levou 11.340 espectadores ao Centro Cultural Teatro Guaíra. O espetáculo marcou a parceria entre o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, executando ao vivo a partitura de Adolphe Adam, sob a regência do maestro convidado Gabriel Rhein-Schirato.

Com direção geral de Luiz Fernando Bongiovanni. a produção contou com os trabalhos de cenografia de Renato Theobaldo, a dramaturgia de Edson Bueno, figurinos de Eduardo Giacomini, iluminação de Lucas Amado e produção de vídeo de Eduardo Ramos. A Orquestra Sinfônica do Paraná tem direção musical do maestro Roberto Tibiriçá. Foram seis apresentações, nos dias 13, 14, 18,19,20 e 21 de junho.

A montagem de “GiselleS” apostou em uma linguagem contemporânea para aproximar plateias de diferentes idades de um repertório clássico do século XIX, mantendo os temas centrais de amor, perda e remorso e acrescentando reflexões sobre identidade e aparências.

Entre as inovações, a protagonista foi interpretada por três bailarinas, uma estratégia cênica que destacou as múltiplas facetas da personagem permitindo variações de interpretação entre os elencos que se revezaram durante a temporada.

Para o público que acompanhou as apresentações, o espetáculo foi uma experiência inesquecível. O estudante de engenharia industrial Alexandre Martins destacou a experiência pessoal de assistir um espetáculo de balé e de visitar o Teatro Guaíra pela primeira vez. Ele mora na cidade de Rambouillet, na França, participa de um intercâmbio de pesquisa na UFPR, e aproveitou a oportunidade para conferir ao vivo a apresentação.

“Eu já tinha visto alguns espetáculos de balé e de orquestra na internet, mas é muito diferente presenciar tudo isso ao vivo. Foi muito bonito e será inesquecível para mim.” comentou.

Este mesmo sentimento também foi compartilhado pela farmacêutica Rosane Marciniak que veio da cidade de São Bento do Sul, em Santa Catarina, especialmente para conhecer o Teatro Guaíra e ver a apresentação da orquestra junto ao balé.

“Eu vi uma vez a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná na minha cidade há muitos anos e, desde então, acompanho o trabalho deles no Instagram. Queria muito vir a Curitiba para conhecer o teatro e foi uma bela oportunidade para também assistir ao balé, que eu não conhecia ainda. Foi lindo, maravilhoso, estou muito emocionada. Com certeza vou voltar para ver outras apresentações”, disse.

A professora Nicole Lima mora em Campo Largo e sempre vai ao Guaíra com a família para as apresentações da orquestra e do balé, e também gostou do espetáculo. “Foi a primeira vez que eu vi esse espetáculo Giselles, ainda não conhecia esta obra. Achei incrível a montagem e essa ideia de ter três pessoas para interpretar um personagem, com um toque bem contemporâneo. Gosto muito desse estilo e prendeu demais a minha atenção”.

A cantora e atriz Danili Avelleda também valorizou a concepção estética e a proposta de releitura apresentada pela montagem. Ela, que já conhecia e já tinha assistido a montagens com o repertório tradicional, elogiou a ousadia de transpor elementos tradicionais para uma estética contemporânea. “Eu gostei bastante, achei uma concepção bem diferente, com qualidade da iluminação, densidade cênica, nos deu uma sensação muito imersiva”.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Federal inaugura base permanente no Aeroporto Regional de Cascavel

Brasil abre primeiro dia de Cannes Lions com premiações na publicidade

Lula se isola em uma América Latina mais à direita | Blogs | CNN Brasil

Veja possíveis adversários da Espanha na segunda fase da Copa do Mundo

Circuito Secovi Acelera Vendas traz Caio Lobo a Cascavel

Com prazo estendido, Prêmio Paranaense de Ciência recebe inscrições até 27 de julho

Câmara aprova regras mais rígidas para bicicletas elétricas e patinetes em Cascavel

Caso Gritzbach: defesa e acusação alegam a mesma postura do outro

Vereador Dr. Lauri apoia regulamentação de patinetes e bicicletas elétricas em Cascavel

Mesmo com El Niño, São Paulo continua sem rota de fuga | Blogs | CNN Brasil