O dólar opera em alta e o Ibovespa recua nas primeiras movimentações desta quarta-feira (24), em meio ao avanço da moeda norte-americana no exterior, em mais uma sessão até o momento de busca dos investidores por ativos mais seguros.
Por volta das 10h25, o dólar subia 0,6% ante o real, negociado a R$ 5,211 na venda. Na máxima, a divisa chegou ao patamar de R$ 5,221.
Na mesma hora, o principal índice do mercado doméstico perdia cerca de 0,3%, ao redor dos 170,7 mil pontos, com Petrobras entre as principais pressões negativas na esteira do declínio dos preços do petróleo no exterior.
Na terça-feira (23), a moeda norte-americana à vista fechou com elevação de 0,87%, aos R$ 5,185, em uma sessão marcada pela venda de ações e pela compra de dólar e de títulos norte-americanos, com investidores em busca de ativos mais seguros em todo o mundo.
Esta quarta-feira começa no mesmo tom, com o dólar e os títulos norte-americanos novamente atraindo compras, enquanto as ações eram penalizadas em várias praças.
No Brasil, investidores também atuam considerando um horizonte em que o Fed (Federal Reserve) tende a subir juros em 2026 e o Banco Central poderá promover novos cortes da taxa básica Selic, hoje em 14,25% ao ano – um cenário de redução do diferencial de juros brasileiro, tornado o país menos atrativo ao capital externo.
“Se o dólar romper para cima a região de R$ 5,20 há risco de alta para a região de R$ 5,30-R$5,35”, alertou nesta manhã o diretor da consultoria Wagner Investimentos, José Faria Júnior, em relatório a clientes.
“O dólar está em tendência de alta de médio prazo, fato que dificulta recuo para perto de R$ 5,00.”
*Com Reuters