Anúncio
Encontro regional de museus em Cascavel debate inovação e integração cultural

Cascavel, no Oestedo Paraná, sediou nesta sexta-feira (26) o Encontro Regional de Museus, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná (Cosem). O evento reuniu gestores e profissionais da área para promover a articulação entre as instituições das diferentes regiões do Estado, coletar demandas locais, compartilhar experiências e alinhar diretrizes para a atuação sociocultural do setor.

Para os participantes, um dos grandes destaques desta edição foi a expografia adotada no recém-inaugurado Museu Satélite – MAC-PR Cascavel. A estrutura modular e inovadora chamou a atenção dos dirigentes culturais da região pela viabilidade de ser replicada em outros municípios.

“A estrutura é inteligente porque é simples e efetiva. É muito bom ver que é algo que podemos de fato realizar”, disse Fernanda Baú, diretora de Cultura de Santa Rosa (Oeste), município que detém um dos sistemas municipais de cultura mais antigos do Brasil.

O coordenador do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Cauê Donato, diz que a ideia da SEEC é compartilhar esses projetos expográficos para inspirar e apoiar os museus municipais, viabilizando mostras de diferentes formatos. “É uma opção barata e que possibilita diversas montagens para a ocupação do espaço”. Ele destaca o critério museológico e, além disso, é uma solução que engloba a acessibilidade.

Além do debate sobre expografia, o encontro abriu espaço para que os gestores compartilhassem relatos de experiências e os desafios enfrentados no cotidiano da gestão cultural. “Participar dos encontros ajuda a sempre estar em contato com os colegas não só da região Oeste, mas em contato com os servidores, os fazedores de cultura e quem ajuda exatamente nessa parte do museu”, disse Silvia Prado, responsável pelo Museu da Imagem e do Som de Cascavel e o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança.

Silvia compartilhou que, mesmo trabalhando há 20 anos com Cultura, se formou recentemente em Museologia, fundamental no seu trabalho do dia a dia. “A Museologia deveria estar presente em todas as áreas do nosso conhecimento, tanto a museologia quanto a história, porque faz parte do nosso ser, da nossa identidade”.

A programação contou ainda com a apresentação de Luan Pacheco, do Conselho Regional de Museologia da região Sul e gestor do Museu Histórico Willy Barth, de Toledo, que trouxe importantes pontos para a profissionalização das atividades dos  agentes museológicos.

“É de uma importância absurda ter a Cosem por perto para que a gente consiga nos aproximar de outros profissionais, também ver as ideias e trazer ideias, para poder retornar no meu município apresentar as ideias para o meu corpo técnico e eles entenderem que a gente está indo para o caminho certo”, disse.

PRÓXIMA PARADA – O Encontro Regional de Museus já percorreu as cidades de Londrina, Cascavel, Pato Branco, Maringá e Tibagi. A próxima parada será dia 3 de julho em Guarapuava, no Centro-Sul. O ciclo de debates será finalizado em Curitiba, no dia 31 de julho.

As inscrições para a etapa final estão abertas e podem ser feitas AQUI.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 2,2 toneladas de maconha são apreendidas em ação conjunta da PF e BPFRON em Foz do Iguaçu

Polícia apreende impressora 3D usada para fabricar armas no RJ

Embarcações aproveitam abertura em Ormuz, mas tráfego pode fechar em breve

Marília insiste no Senado e deve dizer não a Lula sobre governo de Minas | Blogs | CNN Brasil

Blitz educativa marca mobilização contra as drogas em Cascavel

MIS-PR lança edital para novas exposições no segundo semestre de 2026

Homem é detido por agredir companheira após vítima pedir socorro em escola municipal

Croácia tenta evitar eliminação precoce diante de Gana na Copa do Mundo

Acidente entre três carros termina com veículo atingindo muro de residência em Cascavel

Governo do Paraná nomeia 1.668 aprovados em cinco concursos públicos