Anúncio
Ratinho Junior decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após tornado

O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou (

Decreto 11.838/2025

) neste sábado (8), estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, provocando seis mortes até o momento. O governador está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura.

“Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos. Por volta das 4h da manhã, foram chegando mais equipes”, afirmou o governador.

“Agora estamos aqui para fazer o levantamento local da infraestrutura atingida. Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, completou Ratinho Junior.

O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida.

A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.

MOBILIZAÇÃO – Desde a noite de sexta-feira (7), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população. O Governo do Estado também enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná.

FUNDO ESTADUAL – O Paraná conta com um Fundo Estadual de Calamidade Pública, administrado pela Defesa Civil, que é utilizado exclusivamente em situações de emergência e desastres naturais. O fundo financia ações como reconstrução de infraestrutura, aquisição de materiais de assistência humanitária, abrigo temporário e recuperação de equipamentos públicos.

Nesta semana, o Governo do Estado destinou R$ 50 milhões ao fundo para o atendimento a municípios atingidos pelas chuvas que afetaram o Paraná na semana anterior, reforçando a capacidade de resposta a eventos extremos. Os recursos também visam ampliar o apoio aos municípios que enfrentam situações de emergência, permitindo que o atendimento chegue de forma mais rápida e eficiente.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Incêndio em galpões na Lapa provoca coluna de fumaça em SP

Objetivos estratégicos da UFPR para os próximos cinco anos foram temas de debates no Anfi 400

Estado subsidia unidades em novo residencial com 240 apartamentos em Londrina

Comissão aprova diretrizes de sustentabilidade para unidades de saúde públicas

Argélia vira no fim, elimina a Jordânia e segue viva na Copa do Mundo

Mulher sofre traumatismo craniano após acidente próximo à FAG; motorista retorna ao local e assume envolvimento em Cascavel

Estado promove ação de empregabilidade para migrantes e refugiados nesta terça

PSB cobra celeridade de Lula por definição em SP | Blogs | CNN Brasil

Análise: Gasto faz mercado ver juros acima de 14% nos próximos dez anos

Menino de 5 anos é localizado após duas semanas de buscas no PA