O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que não há “solução mágica para acabar com criminalidade”, e que a saída para o problema está em “reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas”.

A declaração ocorreu, neste domingo (9), durante participação do petista na 4ª Cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), na Colômbia.

Na ocasião, Lula defendeu que a segurança é um dever do Estado e um direito humano fundamental. “Não existe solução mágica para acabar com a criminalidade”, disse.

“É preciso reprimir o crime organizado e suas lideranças, estrangulando seu financiamento e rastreando e eliminando o tráfico de armas. O alcance transnacional do crime coloca à prova nossa capacidade de cooperação”, afirmou o petista.

Lula ressaltou também que a “democracia também sucumbe quando o crime corrompe as instituições, esvazia os espaços públicos, destrói famílias e desestrutura negócios”.

A fala do presidente da República sobre segurança ocorreu pouco após ele citar “ameaça do uso da força militar” na América Latina e na Caribe. A declaração se dá em meio à escalada de tensão entre Estados Unidos e Venezuela.

“Velhas manobras retóricas são recicladas para justificar intervenções ilegais. Somos uma região de paz e queremos permanecer em paz. Democracias não combatem o crime violando o direito internacional”, disse Lula.

O discurso do petista ainda tratou da “crise do projeto de integração da América Latina” e que a região está deixando de cultivar a vocação de cooperação.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens são indiciados por morte de gata gestante em Minas Gerais

Musk chama premiê da Espanha de “traidor” após regras para redes sociais

Fachin cancela reunião para discutir código de ética no STF | Blogs | CNN Brasil

Duas unidades da Sanepar instaladas no Litoral na temporada serão permanentes

Yum! Brands fecha 250 lojas da Pizza Hut nos EUA por baixo desempenho

Condenado por homicídio, goleiro Bruno vai ao Maracanã torcer pelo Flamengo

Ambiente digital: 57% dos jovens já foram expostos a conteúdos inadequados

Quem é Peter Mandelson e por que ligação com Epstein abalou o Reino Unido?

Olimpíadas de Inverno, mudanças climáticas e a neve fabricada | Blogs | CNN Brasil

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas