A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir o combate às mudanças climáticas. O secretário do Clima, o embaixador Mauricio Lyrio, disse ao Bastidores CNN que a ausência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não causou surpresa.

“Os EUA é um dos quatro que anunciaram sua saída do Acordo de Paris, justificando assim a falta de representação oficial do governo americano na conferência”, destacou o embaixador.

Apesar da ausência de Trump, Lyrio ressaltou um aspecto positivo: a participação de representantes da sociedade civil e entidades subnacionais americanas, com destaque para a presença do governador da Califórnia, Gavin Newsom.

O secretário enfatizou o peso econômico e político do estado norte-americano no cenário mundial. “Se a Califórnia fosse um país, equivaleria à quinta ou sexta economia mundial”, destacou Lyrio.

A Califórnia tem se destacado por suas políticas ambientais progressistas, mesmo sendo um estado com níveis significativos de emissões. A presença de Newsom na conferência representa um contraponto importante à postura do governo federal americano em relação às questões climáticas.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas

Eli Lilly surpreende com resultados em meio à queda de Novo Nordisk

Santos x São Paulo: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Jonas Sulzbach, do BBB 26, é acusado de homofobia após discussão no reality

Aliado de Maduro é preso em operação conjunta de EUA e Venezuela, diz fonte

MP Militar diz que Garnier aderiu a plano de golpe e pede perda de patente | Blogs | CNN Brasil

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra