Apesar de ter indicado inicialmente para o governo brasileiro que não poderia comparecer na próxima Cúpula do Mercosul, que está sendo planejada para o mês que vem, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente da Argentina Javier Milei deve participar do evento.

Segundo interlocutores do governo brasileiro, tanto a chancelaria da Argentina quanto a do Paraguai indicaram por nota ao Itamaraty, em resposta ao convite do Brasil, que os presidentes Milei e Santiago Peña não poderiam ir à cúpula, prevista para o dia 20 de dezembro. O motivo alegado foi dificuldade de comparecer na data proposta.

Fontes do governo argentino, no entanto, afirmam à CNN nesta quinta-feira (13) que o evento está na agenda de Milei, que irá comparecer. Procurado pela reportagem, o governo do Paraguai não se manifestou sobre a presença de Peña.

As cúpulas do Mercosul acontecem geralmente em julho e dezembro. O evento sempre é realizado no país que está finalizando a presidência temporária de seis meses do bloco. O Brasil assumiu a presidência em julho, na Argentina, e a passará para o Paraguai na cúpula de Foz do Iguaçu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou em diferentes oportunidades a intenção de que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia possa finalmente ser assinado nesta cúpula.

Desde a notificação da ausência dos presidentes vizinhos, o Brasil tem atuado para convencer os governos da Argentina e do Paraguai da importância da presença de ambos na próxima reunião de líderes do bloco.

Na avaliação das fontes consultadas pela CNN, a indicação inicial de ausência por parte de Milei e de Peña pode se dever a uma resistência de que o acordo do Mercosul seja assinado sob a presidência brasileira.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula é convencido a lançar Haddad ao Senado | Blogs | CNN Brasil

Estratégico para o Litoral, Hospital de Paranaguá supera 5 mil atendimentos em janeiro

Ibovespa e dólar caem com dados e balanços corporativos no radar

Cristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos

Operação Carimbadores: réus são condenados a 20 anos de prisão por estupro

Ucrânia e Rússia se reúnem em nova rodada de negociações com os EUA

Bolsonaro irá arbitrar disputas em SP, DF e SC | Blogs | CNN Brasil

Governo do Paraná vai investir R$ 90 milhões para pavimentar a PR-487 entre Ivaí e Ipiranga

Incertezas de 2026 exigem novo olhar para planejar o futuro | Blogs | CNN Brasil

Betis x Atlético de Madrid: horário e onde assistir à Copa do Rei