O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta segunda-feira (17) que considera “motivo de orgulho” ser chamado de réu pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A declaração foi publicada em sua conta no X (antigo Twitter) e contraria a decisão unânime dos ministros da Primeira Turma, que aceitaram denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) e o tornaram réu por coação.

“Ser chamado de réu num país onde esta mesma suprema corte, que me processa, solta bandidos é motivo de orgulho”, escreveu o deputado.

A denúncia da PGR aponta que Eduardo Bolsonaro articulou sanções contra o Brasil e autoridades brasileiras nos Estados Unidos. Ele está em território norte-americano desde fevereiro, e sua permanência teria como finalidade interferir no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Embora todos os ministros já tenham votado, o resultado só será oficializado no encerramento do julgamento, em 25 de novembro.

O que diz o relator

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, há indícios suficientes de que o deputado buscou criar um ambiente de instabilidade institucional por meio de suas ações nos EUA.

“Há relevantes indícios de que as condutas de Eduardo Nantes Bolsonaro tinham como objetivo a criação de um ambiente institucional e social de instabilidade, com aplicação de crescentes sanções a autoridades brasileiras e prejuízos econômicos ao Brasil, como modo de coagir os Ministros do Supremo Tribunal Federal a decidir favoravelmente ao réu Jair Messias Bolsonaro”, afirmou Moraes ao apresentar seu voto.

Na denúncia, o procurador-geral Paulo Gonet aponta que Eduardo usou sua rede de contatos com autoridades americanas para tentar pressionar o STF a encerrar os processos sobre tentativa de golpe sem condenações.





Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas

Eli Lilly surpreende com resultados em meio à queda de Novo Nordisk

Santos x São Paulo: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Jonas Sulzbach, do BBB 26, é acusado de homofobia após discussão no reality

Aliado de Maduro é preso em operação conjunta de EUA e Venezuela, diz fonte

MP Militar diz que Garnier aderiu a plano de golpe e pede perda de patente | Blogs | CNN Brasil

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra