Com frota reforçada, escolas de Rio Bonito do Iguaçu retomam funcionamento após danos estruturais

Dez dias após a passagem do tornado, seis das sete escolas de Rio Bonito do Iguaçu retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira (17). O retorno é possível graças à reorganização emergencial do transporte escolar realizada pelo Governo do Estado, assegurando o deslocamento dos cerca de 1.565 estudantes da rede na região. Entre eles, aproximadamente 128 alunos do Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos voltaram a frequentar as aulas na própria escola, ainda na manhã desta segunda-feira.

Já os cerca de 389 estudantes do Colégio Estadual Ludovica Safraider retornam nesta terça-feira (18), em espaço provisório na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, em razão da interdição da estrutura original após os danos severos.

“O foco neste momento é garantir estabilidade operacional. As equipes técnicas estão monitorando diariamente a cobertura do transporte, a frequência e as condições das unidades. As medidas adotadas buscam preservar o calendário escolar e manter o funcionamento da rede sem prejuízos ao aprendizado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

O retorno às aulas vinha ocorrendo de forma escalonada desde a última semana: o Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro reabriu na terça-feira (11). Na quarta-feira (12), retomaram as atividades os colégios Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozack e Sebastião E. da Costa. Na quinta-feira (13), foi iniciado o retorno gradual do Ireno Alves dos Santos, agora concluído.

REALOCAÇÃO – O Colégio Estadual Ludovica Safraider (o mais danificado) foi realocado para a UFFS, em Laranjeiras do Sul. Para o deslocamento, foram criadas rotas ajustadas do transporte escolar, permitindo que todos os estudantes tenham acesso às salas de aula provisórias. 

Para a reconstrução completa do Colégio, o Governo do Estado autorizou um investimento de R$ 10 milhões. O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) será responsável pela obra, que inclui: reconstrução de um bloco inteiro de salas de aula; troca integral do telhado; substituição de janelas e portas; reforma elétrica e de climatização; reconstrução do muro; melhorias na cozinha e construção de um novo ginásio de esportes.

Para as demais escolas que sofreram danos menores, a Seed-PR e o Fundepar também liberaram recursos emergenciais via Fundo Rotativo, permitindo reparos imediatos, principalmente em coberturas e instalações elétricas.

FROTA EMERGENCIAL – Para assegurar a operação do transporte escolar após a perda temporária de parte da frota municipal, a Seed-PR realizou o remanejamento emergencial de 14 ônibus provenientes de colégios agrícolas da rede estadual. Antes da ocorrência, Rio Bonito do Iguaçu contava com 17 veículos destinados ao transporte dos estudantes; atualmente, seis estão inoperantes: sendo dois pertencentes ao Estado e quatro à prefeitura.

Um dos ônibus estaduais deve retornar à atividade em até 20 dias, enquanto o outro tem previsão aproximada de três meses para conclusão dos reparos. Já os veículos municipais seguem sem previsão de normalização. Os 14 ônibus cedidos permanecerão no município até o encerramento do ano letivo, garantindo a continuidade da oferta do transporte escolar e a regularidade das atividades educacionais.



Fonte:

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda tratado nuclear entre Rússia e EUA que expira quinta-feira (5)

Lula é convencido a lançar Haddad ao Senado | Blogs | CNN Brasil

Estratégico para o Litoral, Hospital de Paranaguá supera 5 mil atendimentos em janeiro

Ibovespa e dólar caem com dados e balanços corporativos no radar

Cristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos

Operação Carimbadores: réus são condenados a 20 anos de prisão por estupro

Ucrânia e Rússia se reúnem em nova rodada de negociações com os EUA

Bolsonaro irá arbitrar disputas em SP, DF e SC | Blogs | CNN Brasil

Governo do Paraná vai investir R$ 90 milhões para pavimentar a PR-487 entre Ivaí e Ipiranga

Incertezas de 2026 exigem novo olhar para planejar o futuro | Blogs | CNN Brasil