“Pipo” Charravía, o suposto líder da Los Lobos, a maior gangue criminosa do Equador, foi preso no domingo (16), segundo o presidente do país Daniel Noboa.

“Hoje capturamos “Pipo” Chavarría, o criminoso mais procurado da região e principal líder de Los Lobos”, escreveu Noboa em sua conta oficial no X.

O ministro da Defesa, John Reimberg, afirmou que a prisão ocorreu na Espanha e declarou que Chavarría “é responsável por pelo menos 400 mortes”.

“A Polícia Nacional do Equador, em uma operação impecável coordenada com a Polícia da Espanha, capturou Wilmer Geovanny Chavarría Barre, vulgo “Pipo”, o líder máximo da organização criminosa Los Lobos e o criminoso mais perigoso e procurado da região”, acrescentou o ministro.

O anúncio da prisão ocorreu no início do referendo nacional promovido por Noboa, que incluía questões sobre a possível autorização do retorno de bases militares estrangeiras ao país.

Resultados preliminares do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com mais de 80% das urnas apuradas, mostram que o “Não” vencia com 60,58%.

O resultado representa um revés para Noboa, que considerava o apoio a bases militares estrangeiras essencial para fortalecer sua luta contra o crime organizado.

Chavarría lidera a quadrilha Los Lobos, um poderoso grupo que os Estados Unidos designaram em setembro como organização terrorista estrangeira, juntamente com a organização rival, Los Choneros.

Noboa afirmou que Chavarría “fingiu a própria morte, mudou de identidade e se escondeu na Europa enquanto ordenava assassinatos no Equador, controlava operações de mineração ilegal e coordenava rotas de drogas ao lado do Cartel Jalisco Nova Geração”.

Em junho de 2024, o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou Los Lobos e descreveu o grupo como uma organização com “milhares de membros” que contribuiu significativamente para o aumento da violência no Equador.

Los Lobos começou como um grupo de pistoleiros que operava ao lado de Los Choneros, a organização rival atual na disputa pelo tráfico de drogas, segundo o Departamento do Tesouro dos EUA.

“Os Los Lobos estão envolvidos com tráfico de drogas, assassinatos por encomenda e mineração ilegal de ouro, além de prestarem serviços de segurança para o Cartel Jalisco Nova Geração, no México, apoiando os esforços deste para controlar as rotas de tráfico de cocaína na cidade portuária de Guayaquil, no Equador”, informaram as autoridades americanas.

Este grupo também se envolveu no planejamento do assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio, em 9 de agosto de 2023, após um comício em Quito, capital do Equador.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DER/PR pede à concessionária do Lote 4 retirada do free flow do perímetro urbano de Rolândia

IBGE tem exonerações e reunião com governo às vésperas da divulgação do PIB

Estrela do esqui disputará Olimpíada de Inverno apesar de lesão no joelho

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é solta após pagar fiança nos EUA

Novos arquivos do caso Epstein citam Trump, Gates, Musk e príncipe Andrew

Governo alinhou nova proposta pelo fim da escala 6×1 com Érika Hilton | Blogs | CNN Brasil

Governo oficializa binário e acessos da Ponte de Guaratuba serão modernizados

Governo revoga decisão que flexibilizava restrição de voos no Santos Dumont

Lenda do futebol, pentacampeão representará o Brasil no All-Star da NBA

Onda de calor atinge o Sul em meio à formação de ciclone no país