O governo Lula aposta em explorar pontos considerados “perigosos” do relatório do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para conseguir convencer o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre os efeitos negativos das alterações feitas no PL (Projeto de Lei) Antifacção.

Os temas sensíveis e que podem representar retrocessos no combate ao crime organizado, na visão da equipe de Lula, serão elencados em uma reunião nesta terça-feira (18), na Residência Oficial da Câmara. A reunião é vista como uma estratégia mais para sensibilizar do que para efetivamente negociar.

O encontro com Derrite foi pedido pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a Hugo. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e a equipe da pasta que tem se debruçado sobre o assunto nos últimos meses também irão.

No Ministério da Justiça, a visão compartilhada é de que mesmo a quarta versão do relatório de Derrite favorece o crime organizado e de que é preciso expor argumentos técnicos.

O ideal, para fontes ouvidas pela CNN Brasil, seria retomar a proposta do Poder Executivo, algo difícil considerando que Derrite é secretário licenciado de Segurança Pública do governo de São Paulo e um expoente da direita.

O governo defende a tipificação penal para facções criminosas, destinação de fundos federais de financiamento da Polícia Federal e a retomada da possibilidade de apreensão de bens dos criminosos de forma imediata.

O presidente da Câmara tem demonstrado convicção sobre a votação nesta terça-feira (18), mas uma decisão final é aguardada para depois da reunião de líderes, agendada para o período da tarde.

Em entrevista à CNN Brasil, Hugo falou em arredondar o texto e sinalizou que Derrite poderia fazer mais ajustes, inclusive, de interesse do governo.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra

Entenda tratado nuclear entre Rússia e EUA que expira quinta-feira (5)

Lula é convencido a lançar Haddad ao Senado | Blogs | CNN Brasil

Estratégico para o Litoral, Hospital de Paranaguá supera 5 mil atendimentos em janeiro

Ibovespa e dólar caem com dados e balanços corporativos no radar

Cristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos

Operação Carimbadores: réus são condenados a 20 anos de prisão por estupro

Ucrânia e Rússia se reúnem em nova rodada de negociações com os EUA