Na COP30, realizada em Belém, o Sebrae assumiu um papel central na integração das micro e pequenas empresas à economia verde. A instituição firmou parceria com a We Mean Business Coalition e a SME Climate Hub, duas das principais redes globais dedicadas a preparar pequenos negócios para metas de carbono zero.

O acordo firmado coloca o Sebrae como uma das principais pontes entre a agenda climática internacional e os milhões de pequenos negócios brasileiros. A partir dessa aliança, será desenvolvido um plano nacional de capacitação climática voltado para esses empreendimentos.

“A iniciativa tem o objetivo de mobilizar lideranças globais para que governos de todo o mundo compreendam a importância de habilitar os pequenos e médios negócios para o enfrentamento às mudanças climáticas”, destaca o diretor-presidente do Sebrae, Décio Lima.

Entre as ações previstas estão a formação técnica dessas empresas para descarbonizar, garantir que políticas públicas reconheçam e incentivem o engajamento dos pequenos negócios, ampliar o acesso a financiamento verde, e promover e divulgar casos de sucesso.

Com isso, o empreendedor brasileiro vai conseguir entender não só as novas exigências do mercado verde, mas também as oportunidades de gerar valor, reduzir custos e inovar com sustentabilidade.

 

Pilar da economia

A aposta do Sebrae nessas micro e pequenas empresas é fundamental, levando em consideração que atualmente esse tipo de empreendimento representa 90% de todos os negócios no mundo e contribuem com mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do planeta.

Porém, a última pesquisa anual da SME Climate Hub, mostra que 80% dos entrevistados relataram baixo apoio governamental ou falta de conhecimento sobre incentivos disponíveis. Esse dado confirma a existência de barreiras que impedem o setor de tomar medidas para se adaptar a um novo modelo de economia.

No Brasil, a relevância das micro e pequenas empresas para essa agenda também é indiscutível. Elas são 97% dos empreendimentos do país, além de serem as responsáveis por grande parte da geração de empregos formais.

Promover a transição climática sem esses empreendedores não seria possível. Décio Lima pontua que “os pequenos negócios são parte essencial da solução climática. No Brasil, as micro e pequenas empresas representam mais de 80% dos empregos formais e estão mais próximas do território e da comunidade”.

Para ele, são esses empreendedores que “sentem primeiro os maiores impactos das mudanças no clima, mas também podem agir rápido e implementar ações sustentáveis simples no dia a dia, como o uso racional de energia e de água”.

 

Engajamento e financiamento

Como dois pilares de ação do acordo entre o Sebrae e a We Mean Business Coalition e a SME Climate Hub, também é relevante o engajamento ativo de todo o ecossistema produtivo.

Para isso, o Sebrae vem consolidando estratégias que reúnem governos, empresas, instituições financeiras e organizações internacionais. Entre elas, está o trabalho para melhorar o acesso a tecnologias e soluções comprovadamente eficientes.

Garantir o apoio governamental direto ao segmento para mitigação e adaptação climática, como subsídios verdes, empréstimos com juros subsidiados, incentivos fiscais e garantias, aumentando o acesso ao crédito para esses negócios é outro ponto que está em discussão. Micro e pequenas empresas têm dificuldade de acesso ao crédito da maneira tradicional, por isso, existem algumas iniciativas que facilitam esse tipo de empréstimo.

O diretor-presidente do Sebrae explica a necessidade de incluir os micro e pequenos empreendimentos na oferta “de instrumentos financeiros acessíveis, políticas públicas específicas, inovação tecnológica e formação em práticas de baixo carbono”.

Para facilitar esse acesso, o Sebrae conta com o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), em que a instituição atua como como avalista de um financiamento; também existe a parceria Fundo Garantidor BNDES-Sebrae; e programas como o Fundo Clima.

Nesse sentido, na COP30, foi anunciada a criação do programa Acredita Sustentabilidade, que permitirá uma nova linha de aval específica para operações de crédito verde e sustentável para instituições financeiras conveniadas ao Fampe.

Décio Lima explica que agora, “além de atuar como avalista nas operações de crédito, o Sebrae oferecerá orientação completa para que o empreendedor identifique as melhores alternativas de financiamento e adote práticas ambientais responsáveis”

Outra ação da instituição na COP30 foi o lançamento do e-book “Financiando o Desenvolvimento Verde e Sustentável dos Pequenos Negócios”, que apresenta um panorama inédito das linhas de crédito verde disponíveis no país. O material detalha critérios de elegibilidade, condições de contratação e oportunidades de financiamento, facilitando o entendimento de quem busca recursos para investir em sustentabilidade.

 

Amazônia e bioeconomia

O Sebrae também reforçou a centralidade da Amazônia e da bioeconomia na agenda climática, ao longo da COP30. O stand da instituição na Green Zone e a Zona do Empreendedorismo (En-Zone) se tornaram espaços de destaque sobre regeneração, inovação e valorização dos saberes da floresta, mostrando ao mundo o potencial econômico dos bioprodutos amazônicos.

Os pequenos empreendedores da região como artesãos, produtores, empresas de base florestal, startups de impacto e cooperativas mostram caminhos reais para fortalecer a bioeconomia e, ao mesmo tempo, proteger a floresta.

Com capacitação técnica, acesso a mercados e estímulo à inovação sustentável, esses negócios podem gerar renda sem ampliar o desmatamento, criando uma cadeia produtiva que une identidade territorial, criatividade, tecnologia e conservação.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DER/PR pede à concessionária do Lote 4 retirada do free flow do perímetro urbano de Rolândia

IBGE tem exonerações e reunião com governo às vésperas da divulgação do PIB

Estrela do esqui disputará Olimpíada de Inverno apesar de lesão no joelho

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é solta após pagar fiança nos EUA

Novos arquivos do caso Epstein citam Trump, Gates, Musk e príncipe Andrew

Governo alinhou nova proposta pelo fim da escala 6×1 com Érika Hilton | Blogs | CNN Brasil

Governo oficializa binário e acessos da Ponte de Guaratuba serão modernizados

Governo revoga decisão que flexibilizava restrição de voos no Santos Dumont

Lenda do futebol, pentacampeão representará o Brasil no All-Star da NBA

Onda de calor atinge o Sul em meio à formação de ciclone no país