Ao fazer uma declaração no âmbito da COP30, que acontece em Belém, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não antecipou que um acordo final foi concluído, mas disse estar “muito feliz” com os resultados da Cúpula até o momento, reafirmando sua certeza de que o documento oferecerá “o melhor resultado” ao planeta.

“Estou tão feliz que saio daqui para ir para Brasília certo de que os meus negociadores irão fazer o melhor resultado que uma COP já pôde oferecer ao planeta Terra”, disse.

Em sua fala, mais uma vez destacou a importância da Conferência estar sendo realizada em Belém, no Pará, afirmando que a partir desse evento, “as pessoas conhecem que não só existe uma cidade chamada Belém, que é onde nasceu Jesus Cristo, mas que existe Belém do Pará, do povo brasileiro”.

“Uma coisa que precisamos colocar na cabeça de dirigentes do mundo inteiro é que esses eventos não podem ser perpetuamente litúrgicos, em que só participa pouca gente, em muitas vezes em lugar cercado de polícia, de arame farpado para tudo quanto é lado”, continuou.

“Todo mundo tem um papel na sociedade e essa COP foi um pouco isso. Por isso que ela foi feita em Belém, uma cidade que segundo muita gente no Brasil, não estava preparada para fazer a COP. Isso aqui fez uma COP melhor do que a COP de Kopenhagen, do que de Dubai, de Paris, do que a COP de qualquer lugar”, completou.

O mandatário também cobrou que os dirigentes mundiais compreendam que “cuidar do clima é cuidar da manutenção e existência do planeta Terra” e ao final do discurso afirmou:

“Estou tão feliz que um dia, haverei de convencer o presidente dos Estados Unidos  que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário. Estou tão feliz que eu sonho um dia, até em acabar com a guerra na Rússia e na Ucrânia, que já não existe mais razão dessa guerra continuar”, finalizou.

Retorno à Belém

O presidente retornou nesta quarta-feira (19), à cidade sede da COP30 na tentativa de destravar as negociações na reta final do evento, que se encerra na próxima sexta-feira (21).

Ao longo do dia se encontrou com representantes dos principais blocos de países e também com integrantes de movimentos da sociedade civil.

Na primeira semana de Conferência, alguns temas enfrentam dificuldade de consenso entre os líderes mundiais, como o financiamento climático, a lacuna das metas climáticas apresentadas, medidas unilaterais de comércio e relatórios de transparência.

Primeiro rascunho de decisão final

Na manhã da última terça-feira (18), a CEO da COP30, Ana Toni, comentou o momento decisivo da Cúpula, que se encerra na próxima sexta-feira (21), e confirmou a entrega do primeiro rascunho da decisão final — documento que havia solicitado formalmente pelas delegações.

De acordo com ela, o texto demandou meses de preparação e consultas e agora já está nas mãos dos negociadores. A ideia é que o documento sirva de guia para a elaboração das decisões que devem ser fechadas até o fim da Cúpula.

“O rascunho permite que os países avancem para um nível mais elaborado de negociação”, afirmou.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo alinhou nova proposta pelo fim da escala 6×1 com Érika Hilton | Blogs | CNN Brasil

Governo oficializa binário e acessos da Ponte de Guaratuba serão modernizados

Governo revoga decisão que flexibilizava restrição de voos no Santos Dumont

Lenda do futebol, pentacampeão representará o Brasil no All-Star da NBA

Onda de calor atinge o Sul em meio à formação de ciclone no país

Trump pede que republicanos “nacionalizem” futuras eleições

CPMI do INSS confirma depoimento de Vorcaro para o dia 26 de fevereiro | Blogs | CNN Brasil

DER/PR pede à concessionária do Lote 4 retirada do free flow de Rolândia

Trump sanciona projeto de lei de financiamento e encerra shutdown nos EUA

Brasileirão foi a 3ª liga que mais gastou com reforços no mundo em janeiro