O governo Trump propôs abrir águas federais da Califórnia e da Flórida para a exploração de petróleo, após décadas de proibição.
O Departamento do Interior dos EUA divulgou, na quinta-feira (19), um plano de cinco anos para perfuração em alto-mar, que abriria vastas áreas da costa da Califórnia para a exploração de petróleo.
O departamento também está propondo novas perfurações de petróleo em partes do Golfo do México oriental — localizado a cerca de 100 milhas da costa da Flórida — uma medida que havia sido rejeitada anteriormente pela liderança republicana da Flórida.
A proposta do governo Trump também abriria o Golfo do México oriental para leilões federais de perfuração a partir de 2029.
Além disso, permitiria leilões para perfuração no centro e sul da Califórnia em 2027 e no norte da Califórnia em 2029.
Segundo uma fonte do setor, a indústria petrolífera defende há anos a abertura de partes da porção leste do Golfo do México, adjacentes a áreas onde a produção de petróleo ocorre há décadas na região central do Golfo.
Proposta deve enfrentar resistência na Califórnia
O litoral do estado não vê perfurações desde um devastador vazamento de petróleo em 1969, que atraiu a atenção nacional por destruir a vida marinha e impactar a indústria pesqueira do estado.
As atividades no Golfo do México também serão acompanhadas de perto na Flórida, onde a memória do vazamento de petróleo da Deepwater Horizon em 2010 ainda assombra a opinião pública.
Durante o primeiro mandato de Trump, a delegação do estado no Congresso — incluindo republicanos — rejeitou repetidamente as tentativas de liberar a perfuração na região leste do Golfo.
O governador do estado, Ron DeSantis, também se opôs à exploração em alto-mar. O primeiro governo Trump prorrogou a proibição de perfuração na região leste do Golfo, em vez de liberá-la.
O plano também propõe a realização de leilões de concessões no oeste e no centro do Golfo do México, onde atualmente se concentra a maior parte da perfuração em alto-mar.
Em resposta ao novo projeto, os líderes da Califórnia prometeram se opor à medida federal que autoriza a exploração de petróleo e gás nas águas da Califórnia, inclusive por meio de possíveis ações judiciais.
“O presidente Trump demonstrou repetidamente que seu interesse reside em seus aliados do setor petrolífero lucrarem às custas do nosso meio ambiente e da saúde pública”, disse Christine Lee, porta-voz do procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta.
“Não permitiremos isso e estamos analisando nossas opções legais.”
O senador Alex Padilla e o deputado Jared Huffman, ambos democratas da Califórnia, afirmaram em uma declaração conjunta que o plano de Trump “tem como alvo a Califórnia e toda a Costa Oeste porque eles acham que vamos ceder”.