O chanceler alemão Friedrich Merz disse a jornalistas, em Genebra, Suíça, que continua “cético” quanto à possibilidade de um acordo sobre o plano de paz de 28 pontos proposto pelos Estados UnidosA para a Ucrânia ser alcançado até o prazo estabelecido pelo presidente Donald Trump, citando preocupações com as atuais divergências de opiniões.
“Eu não diria pessimista, mas não estou convencido de que a solução desejada pelo presidente Trump será alcançada nos próximos dias”, disse Merz neste domingo (23), acrescentando: “Hoje é domingo. O plano do presidente Trump é chegar a um acordo na quinta-feira [27]. Ainda estamos muito longe disso.”
“Isso não significa que seja completamente impossível de alcançar […]. Mas tenho dúvidas se tal resultado é possível, dadas as diferenças atuais”, acrescentou.
Merz afirmou que também apresentou uma proposta, que está sendo discutida em Genebra, sobre como prosseguir.
Essa proposta poderá ser implementada caso a dos EUA se mostre complexa demais para ser discutida antes do prazo final de quinta-feira.
Preocupações foram levantadas sobre o plano de paz elaborado pelos Estados Unidos, que é o foco das discussões de hoje. A proposta é amplamente vista como favorável à Rússia.
Desde então, os líderes europeus têm procurado enfatizar que um acordo de paz não pode ser alcançado sem o consentimento da Ucrânia ou de seus aliados europeus.