Em resposta à decisão da Suprema Corte americana que rejeitou as tarifas impostas nos últimos meses, Donald Trump anunciou neste sábado (21) o aumento das tarifas globais de 10% para 15%. Trump, no entanto, terá que negociar essas tarifas com o Congresso. A análise é de Fernanda Magnotta ao CNN Prime Time.

A analista de Internacional da CNN explica que a medida representa uma tentativa de contornar a derrota sofrida no judiciário, que limitou significativamente os poderes do Executivo no que se refere à imposição unilateral de taxas comerciais.

A saída encontrada por Trump foi recorrer à Seção 122 do Trade Act de 1974, que permite a aplicação de tarifas de até 15% por um período máximo de 150 dias. “Essa tarifa de 15% é a saída mais curta, mais rápida e menos dolorosa, dependendo de menos anuências do ponto de vista do sistema jurídico americano”, explicou Magnotta.

Contudo, essa solução é temporária e enfrenta limitações importantes. A Seção 122 só pode ser aplicada em caso de danos severos ao balanço de pagamentos do país, com comprovação de déficit externo.

Após o período de 150 dias, aproximadamente cinco meses, Trump terá que negociar com o Congresso para obter autorização para continuar impondo sanções comerciais.

Crise institucional em múltiplas frentes

A situação representa uma crise tanto jurídica quanto política para a administração Trump. O principal instrumento utilizado anteriormente pelo republicano, o IEEPA (sigla em inglês para International Emergency Economic Powers Act), foi invalidado pela Suprema Corte, eliminando a possibilidade de impor tarifas por decreto presidencial com base em alegações de emergência nacional.

“Se no momento a crise do presidente Trump é com a Suprema Corte, a próxima trincheira, o próximo limite que vai se impor rapidamente vai ser contra o Congresso”, alertou Magnotta.

Além da necessidade de negociar novas autorizações para tarifas, o governo Trump enfrentará o desafio de lidar com as compensações referentes às taxas já aplicadas e agora consideradas irregulares.

O Congresso americano terá que encontrar soluções para essas compensações, possivelmente criando um fundo específico que condicione pagamentos a pareceres técnicos.

Também será necessário criar algum tipo de legislação que ratifique parcialmente algumas das tarifas passadas para tentar diminuir o valor dessas compensações.

A derrota na Suprema Corte, que conta com maioria conservadora e três juízes indicados pelo próprio Trump, representa um golpe significativo na principal ferramenta do republicano para combater a desindustrialização e fazer campanha no ano eleitoral.

“A base da principal ferramenta do presidente Trump para combater desindustrialização e para fazer campanha no ano eleitoral acabou de cair por terra”, concluiu Magnotta.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adolescente de 14 anos fica ferido após batida entre patinete elétrico e carro em Cascavel – catve.com

Carro alugado é apreendido com carga de contrabando na BR-277 – catve.com

Governo Trump mantém investigação contra China em meio a nova tarifa

Hospital no Rio alerta para aumento de fraturas penianas durante Carnaval

Botafogo vence o Boavista e abre vantagem na semifinal da Taça Rio

Palmeiras goleia Capivariano e vai à semifinal do Paulistão – catve.com

ROCAM apreende cerca de 5 quilos de cocaína em casa usada para tráfico no Brasmadeira – catve.com

TJMG cita vínculo afetivo e absolve homem por estupro de menina de 12 anos

Análise: Trump terá que negociar tarifas com Congresso americano

Ciclista sofre ferimentos na cabeça e no tórax após batida com carro em Cascavel – catve.com