O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem calculado, segundo interlocutores, que será possível colocar em votação, ainda em maio, a proposta que trata sobre o fim da escala 6×1.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, a data teria sido acordada com o governo federal. No Palácio do Planalto, a expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa usar a pauta nas comemorações do 1º de Maio, Dia do Trabalhador.
Na quinta-feira (12), Hugo deverá se reunir com o presidente Lula e ministros palacianos para tratar da tramitação do projeto. O Planalto tem defendido que o fim da escala 6×1 seja aprovado por meio de um projeto de lei com regime de urgência. Já a Câmara quer mudar a legislação via PEC (Proposta de Emenda à Constituição).
Mais cedo, em reunião, Hugo e os líderes partidários acertaram que o texto deve sair da Comissão Especial até o fim de abril. Partidos da oposição, porém, defendem que será necessário mais tempo para debater o tema.
No governo federal, há receio de não haver votos suficientes para aprovar a PEC e de faltar tempo para a tramitação antes das eleições de outubro, já que esse tipo de proposta tem rito mais demorado.