A Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio do 33º Batalhão de Polícia Militar (33º BPM), definiu as diretrizes operacionais para o Carnaval Curitiba 2026, que acontecerá no Largo da Ordem, no Centro Histórico da Capital. As medidas foram alinhadas em reunião realizada nesta terça-feira (11) com representantes de órgãos públicos, entidades e comerciantes da região.
Entre as principais ações está o bloqueio de quatro vias de acesso ao Largo da Ordem, a partir das 17h, em todos os dias de Carnaval. As interdições ocorrerão nos seguintes pontos: Rua Trajano Reis com Rua 13 de Maio; Rua Jaime Reis com Rua Almirante Barroso; Travessa Nestor de Castro com Rua do Rosário (Duque de Caxias); e Rua Mateus Leme com Rua Dr. Claudino dos Santos. O acesso será permitido apenas para moradores, mediante apresentação de identificação.
“Outra medida reforçada pelas autoridades é a proibição do porte e da comercialização de garrafas de vidro na área externa do evento”, explica a tenente Milena Weiber.
Os estabelecimentos comerciais assumiram o compromisso de vender bebidas exclusivamente em recipientes plásticos. Já o porte de garrafas de vidro por foliões nas áreas externas poderá ser enquadrado como infração penal, conforme normas vigentes, considerando o enquadramento como porte de arma branca, em razão de ordem permanente em vigor no âmbito do 33º BPM.
A partir das 2h30, a PMPR iniciará o processo de dispersão do público para que as equipes de limpeza urbana possam atuar na região, bem como para a montagem de estruturas necessárias. A permanência de pessoas no interior dos bares será permitida, desde que os estabelecimentos possuam estrutura adequada para acomodar os clientes. As áreas externas, no entanto, deverão ser liberadas para os serviços programados.
Também haverá atuação de agentes treinados para fiscalizar e identificar a eventual comercialização de bebidas adulteradas na região central. A orientação é para que qualquer irregularidade seja denunciada às forças de segurança.
Fonte: PARANAGOV