Na última semana, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou, por unanimidade, todos os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelos demais réus condenados por envolvimento no plano de golpe de Estado.

Depois que o acórdão do julgamento dos recursos for publicado, Bolsonaro e os demais ainda terão direito a mais um recurso. O acórdão é o documento responsável por formalizar a decisão do colegiado.

A expectativa é de que o acórdão seja publicado na terça-feira (18). A partir da data, abre-se um novo prazo de cinco dias para que as defesas apresentem novos recursos.

Caso o segundo recurso seja rejeitado, é declarado o “trânsito em julgado”, quando a condenação se torna definitiva e os réus iniciarão o cumprimento de suas respectivas penas.

O julgamento dos recursos é feito no plenário virtual da Primeira Turma. Na modalidade, os ministros têm um período de uma semana para depositarem seus votos, o que permitiria com que o ex-mandatário fosse preso apenas em dezembro.

No entanto, há a possibilidade de o relator, ministro Alexandre de Moraes, decretar a prisão de Bolsonaro e dos outros réus sem que haja um julgamento.

O magistrado pode utilizar o mesmo entendimento usado para decretar de imediato a prisão do ex-presidente Fernando Collor, condenado por participar de um esquema de corrupção.

Assim como no caso de Bolsonaro, Collor ainda tinha direito a um “segundo” recurso, que foi apresentado pela sua defesa.

Contudo, Moraes considerou que os advogados do ex-presidente tinham “intenção procrastinatória” ao apresentar o recurso, já que não foram apresentados fatos novos e nenhum argumento viável. Por esse motivo, o magistrado julgou ser necessário que a decisão fosse cumprida de forma imediata.

Na ocasião, o entendimento usado pelo relator foi de que o Supremo autoriza o início da prisão mesmo antes da publicação final da decisão, quando o recurso tem apenas o objetivo de atrasar o processo.

Se Moraes entender o recurso de Bolsonaro da mesma forma, o ex-presidente e os outros réus podem ser presos ainda no mês de novembro.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas

Eli Lilly surpreende com resultados em meio à queda de Novo Nordisk

Santos x São Paulo: escalações e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Jonas Sulzbach, do BBB 26, é acusado de homofobia após discussão no reality

Aliado de Maduro é preso em operação conjunta de EUA e Venezuela, diz fonte

MP Militar diz que Garnier aderiu a plano de golpe e pede perda de patente | Blogs | CNN Brasil

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra