A confiança dos consumidores dos Estados Unidos teve leve melhora no início de fevereiro em meio a preocupações persistentes com o mercado de trabalho e o aumento do custo de vida, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6).
A Pesquisa de Consumidores da Universidade de Michigan informou que o Índice de Confiança do Consumidor subiu para 57,3 neste mês, ante 56,4 em janeiro. Economistas consultados pela Reuters previam queda para 55,0.
“Embora a confiança esteja atualmente no nível mais alto desde agosto de 2025, os aumentos mensais recentes têm sido pequenos e o nível geral de confiança continua muito baixo do ponto de vista histórico”, analisou Joanne Hsu, diretora das Pesquisas de Consumidores.
“As preocupações com a erosão das finanças pessoais devido aos preços altos e ao risco elevado de perda de emprego continuam generalizadas”, acrescentou.
A medida da pesquisa sobre as expectativas dos consumidores para a inflação no próximo ano caiu de 4,0% em janeiro para 3,5% neste mês. As expectativas dos consumidores para a inflação nos próximos cinco anos subiram de 3,3% no mês passado para 3,4%.