Os Estados Unidos divulgaram, nesta quarta-feira (19), as primeiras imagens oficiais dos exercícios militares de cinco dias que estão realizando em Trinidad e Tobago, país vizinho a Venezuela.

A embaixada americana em Porto de Espanha, capital de Trinidad e Tobago, divulgou duas imagens de drones nas redes sociais, sem especificar a localização e a data.

“A 22ª Unidade Expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, destacada para o Comando Sul dos EUA, e as Forças de Defesa de Trinidad e Tobago estão realizando exercícios de treinamento conjuntos de 16 a 21 de novembro de 2025”, disse a missão diplomática em uma publicação no X. 

Exercícios militares dos EUA em Trinidad e Tobago • X/ Embaixada dos EUA em Porto Espanha
Exercícios militares dos EUA em Trinidad e Tobago • X/ Embaixada dos EUA em Porto Espanha

Exercícios militares dos EUA em Trinidad e Tobago • X/ Embaixada dos EUA em Porto Espanha
Exercícios militares dos EUA em Trinidad e Tobago • X/ Embaixada dos EUA em Porto Espanha

Os ensaios acontecem em meio a uma campanha de pressão contra o regime de Nicolás Maduro.

“O treinamento está ocorrendo em toda Trinidad e Tobago, tanto em ambientes urbanos quanto rurais, com operações programadas durante o dia e à noite. Vários desses exercícios incluem helicópteros da 22ª unidade”, acrescentou a publicação.

 

A primeira-ministra de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, rompeu com a tradição de neutralidade dos últimos anos desde que assumiu o cargo em maio.

A premiê defendeu os exercícios, descrevendo-os como parte de uma parceria de segurança “profunda e duradoura” com Washington, que ajudou a reduzir o tráfico de armas, drogas e pessoas, e melhorou a prontidão das forças de defesa do país.

No final de outubro, as forças americanas realizaram novos exercícios militares em território trinitário, com a participação do destróier USS Gravely, um navio de guerra dos EUA.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro insistiu nas redes sociais que “o território de Trinidad e Tobago não será usado para lançar qualquer ataque contra o povo da Venezuela”.

Por sua vez, Maduro disse que o governo de Trinidad e Tobago “hipotecou” o país para “ameaçar a Venezuela”.

Em seu programa semanal “Com Maduro +”, ele afirmou que a chefe de governo “vai se dar muito mal” e denunciou como “passos falsos que ela está dando contra a paz de seu país e da região”.

Os exercícios militares fazem parte do Acordo sobre o Estatuto das Forças (SOFA, na sigla em inglês) entre Trinidad e Tobago e os EUA, que foi renovado em dezembro de 2024.

O pacto define o estatuto jurídico, os direitos e as responsabilidades do pessoal militar dos EUA no país e permite o treinamento conjunto e a cooperação bilateral.

Os Estados Unidos intensificaram sua presença militar na região em meio a essas tensões e lançaram mais de 20 ataques mortais contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas, resultando em mais de 80 mortes.





Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo alinhou nova proposta pelo fim da escala 6×1 com Érika Hilton | Blogs | CNN Brasil

Governo oficializa binário e acessos da Ponte de Guaratuba serão modernizados

Governo revoga decisão que flexibilizava restrição de voos no Santos Dumont

Lenda do futebol, pentacampeão representará o Brasil no All-Star da NBA

Onda de calor atinge o Sul em meio à formação de ciclone no país

Trump pede que republicanos “nacionalizem” futuras eleições

CPMI do INSS confirma depoimento de Vorcaro para o dia 26 de fevereiro | Blogs | CNN Brasil

DER/PR pede à concessionária do Lote 4 retirada do free flow de Rolândia

Trump sanciona projeto de lei de financiamento e encerra shutdown nos EUA

Brasileirão foi a 3ª liga que mais gastou com reforços no mundo em janeiro