O maior porta-aviões do mundo chegou nesta terça-feira (11) ao Mar do Caribe. O USS Gerald Ford, da Marinha dos Estados Unidos, deixou o Mar mediterrâneo para reforçar o combate ao narcotráfico na América Latina, segundo informou o Pentágono.

Em resposta, as Forças Armadas Bolivarianas — incluindo milícias civis — iniciaram uma nova fase de exercícios militares em todo o território. O Ministério da Defesa do país falou em um “desdobramento maciço” de forças terrestres, aéreas, fluviais e de todo o sistema de armas, afirmando que o país está pronto para defender sua soberania diante do que chama de “ameaça imperialista”.

A mobilização é uma reação direta à chegada do mais poderoso porta-aviões do mundo. Uma embarcação desse porte nunca viaja sozinha: o grupo de ataque inclui navios de guerra com mísseis guiados, contratorpedeiros, submarinos, além de helicópteros e aeronaves de apoio.

De propulsão nuclear, o USS Gerald Ford transporta mais de cinco mil militares e tem capacidade para levar até 75 aviões, incluindo caças F-18. O navio também é equipado com sistemas de defesa aérea e mísseis de médio alcance.

A decisão de deslocar o grupo de ataque para a América Latina foi tomada no fim de outubro, quando a frota ainda estava ancorada na costa da Croácia. A travessia pelo Mediterrâneo e pelo Atlântico superou os oito mil quilômetros.

Segundo o Pentágono, o objetivo oficial da operação é “combater o narcotráfico e desmantelar organizações criminosas transnacionais”. O porta-aviões se junta a uma frota de oito navios de guerra, um submarino nuclear e aeronaves F-35.

Desde o início de setembro, os Estados Unidos já realizaram 19 ataques a pequenas embarcações no Mar do Caribe, que deixaram 76 mortos. Em todos os casos, o Departamento de Defesa afirmou que os barcos transportavam drogas, sem, no entanto, apresentar evidências.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro diz que o verdadeiro objetivo da Casa Branca é derrubá-lo do poder. O governo Trump oferece uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à prisão do líder chavista, acusado pelos EUA de comandar o Tren de Aragua, cartel classificado como organização terrorista pelos americanos.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde reforça importância de hábitos saudáveis para prevenção do câncer

EUA afirmam ter pago à Venezuela os US$ 500 milhões da venda de petróleo

Olimpíada de Inverno 2026: horário e onde assistir à Cerimônia de Abertura

Justiça Federal anula atos de operação que investiga Deolane Bezerra

Entenda tratado nuclear entre Rússia e EUA que expira quinta-feira (5)

Lula é convencido a lançar Haddad ao Senado | Blogs | CNN Brasil

Estratégico para o Litoral, Hospital de Paranaguá supera 5 mil atendimentos em janeiro

Ibovespa e dólar caem com dados e balanços corporativos no radar

Cristiano Ronaldo pode deixar Al-Nassr e tem possíveis destinos definidos

Operação Carimbadores: réus são condenados a 20 anos de prisão por estupro