Exames de identificação veicular reforçam ações de segurança no Litoral

A análise técnica de veículos suspeitos tem sido uma das frentes estratégicas da Polícia Científica do Paraná (PCIPR) no enfrentamento a crimes patrimoniais no Estado. Por meio de exames de identificação veicular, peritos atuam na verificação de possíveis adulterações em automóveis apreendidos, contribuindo para a responsabilização criminal e a restituição dos bens aos proprietários.

No Litoral do Estado, a atuação tem sido intensificada especialmente durante a temporada de maior circulação de veículos. As equipes da PCIPR realizam atendimentos técnicos sempre que há apreensão de automóveis com indícios de irregularidade, prestando suporte às forças de segurança que atuam na região.

“Quando há suspeita de irregularidade, a equipe é acionada para realizar o exame pericial no veículo. Realizamos o exame a partir da verificação das numerações e demais sinais identificadores. Quando constatamos alguma adulteração, buscamos identificar o veículo original para que ele possa ser corretamente vinculado e, sempre que possível, devolvido ao proprietário legítimo”, explica o perito oficial da PCIPR Leonardo de Ataide Jedneralski. 

O exame pericial é fundamental para coibir práticas criminosas como clonagem, remarcação e supressão de sinais identificadores. A atuação técnica permite não apenas confirmar irregularidades, mas também produzir provas qualificadas que subsidiam investigações e procedimentos judiciais posteriores.

“A análise é criteriosa e envolve a avaliação de diferentes pontos identificadores do veículo, sempre com base em procedimentos técnicos consolidados. Nosso objetivo é assegurar que cada elemento seja verificado de forma detalhada, garantindo precisão no resultado e confiabilidade às informações que serão encaminhadas às autoridades responsáveis”, acrescenta o perito. 

O trabalho técnico desenvolvido pela PCIPR tem impacto direto na investigação de crimes e na recuperação de veículos com sinais de adulteração. A atuação especializada permite esclarecer a real origem dos automóveis analisados e fornecer elementos essenciais para a continuidade das apurações, fortalecendo a resposta do Estado.

INTEGRAÇÃO — Em uma ação recente no Litoral, o monitoramento pelo sistema Olho Vivo levou equipes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) a localizar e abordar um veículo com alerta de furto que estava circulando pela região.

Na ação, os policiais encontraram sinais visíveis de adulteração nos elementos identificadores do automóvel. Diante da suspeita, o apoio técnico da Polícia Científica foi acionado para realizar o exame pericial de identificação veicular, que confirmou a irregularidade e possibilitou a correta identificação do bem para devolução ao proprietário legítimo.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede de apoio: atendimento à fauna silvestre aumenta 61,3% em um ano no Paraná

Exames de identificação veicular reforçam ações de segurança no Litoral

Com investimento de R$ 1,8 milhão, Lacen amplia testagem e acelera diagnóstico da tuberculose

Novo piano marca aporte histórico no Teatro Guaíra e inaugura temporada da OSP

Carreta da Inovação chega ao oeste do Paraná e ao Vale do Ivaí

Obras da Ponte de Guaratuba continuam 24 horas por dia durante o Carnaval

Trabalho do Corpo de Bombeiros nas praias é tema do novo episódio do Notícia Boa Paraná

Secretaria da Saúde reforça orientações sobre onde buscar ajuda na rede pública no Paraná

Paraná Competitivo: viaturas 100% produzidas no Estado refletem ciclo virtuoso de investimentos

Estado vai investir R$ 22,4 milhões para pavimentação de ruas em Rio Negro