O GP de São Paulo de 2025 pode ser especial para Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial tem a chance de quebrar um dos recordes de Ayrton Senna em Interlagos: o número de pole positions.
Atualmente, o britânico soma três poles no Autódromo José Carlos Pace, em 2012, 2016 e 2018, mesmo número do ídolo brasileiro, que conseguiu o feito em 1990, 1991 e 1994. Caso conquiste a primeira posição no grid na classificação deste sábado (8), Hamilton irá superar o recorde de Senna.
A pista de Interlagos tem um significado especial para o britânico, admirador confesso do piloto verde e amarelo e do público brasileiro. Em 2021, Hamilton protagonizou uma das maiores atuações da carreira em São Paulo, vencendo após uma corrida de recuperação histórica.
Hamilton foi desqualificado da classificação sprint por irregularidades mecânicas. O britânico largou em último e terminou a corrida mais curta do fim de semana na 5ª colocação. Por trocar o motor, partiu da 10ª colocação na corrida principal. A atuação no domingo foi irretocável e terminou no lugar mais alto do pódio.
A disputa pela pole deve ser intensa, com Max Verstappen, Lando Norris, Oscar Piastri e George Russel entre os principais concorrentes de Hamilton. A missão, no entanto, não será fácil. O piloto terminou a qualificação da corrida sprint em 11º lugar.
Ainda assim, o britânico costuma render bem em Interlagos, especialmente em condições de pista mista, cenário que, historicamente, já foi palco de viradas e feitos memoráveis. Se conquistar a quarta pole no Brasil, Hamilton escreverá mais um capítulo em um dos circuitos mais emblemáticos da Fórmula 1.