A Prefeitura de São Paulo vai implementar um aplicativo de leitura de placas nos celulares corporativos da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando.
Segundo o secretário, cerca de 900 aparelhos utilizados pelos agentes passarão a contar com a tecnologia, que permitirá a identificação imediata de veículos com registro de roubo ou furto.
O sistema funciona por meio da câmera do celular: ao apontar o aparelho para a placa de um carro, moto ou caminhão, os dados são automaticamente cruzados com o banco nacional de informações veiculares.
“Nós saberemos se aquela moto, carro, caminhão é proveniente de roubo, de furto, ou se há alguma desconexão daquele numeral de placa com o que deveria existir”, explicou Morando.
De acordo com o secretário, a iniciativa faz parte da política de ampliação do uso de tecnologia na segurança pública, priorizada pela prefeitura.
“Isso vai dar uma enorme eficiência, porque as viaturas, ao estarem patrulhando, poderão identificar veículos roubados e tirar de circulação, oferecendo cada vez mais segurança e eficiência”, afirmou.
Morando destacou ainda que o aplicativo poderá ser utilizado por agentes em patrulhamento a pé, de moto ou de carro. Segundo ele, os testes finais já estão em andamento e tiveram resultados positivos.
“Estamos na iminência dos últimos testes. Todos foram extremamente positivos e, nos próximos dias — não semanas — nós faremos o lançamento”, disse o secretário.
A Prefeitura espera que a medida amplie o alcance do monitoramento urbano e contribua para a redução de crimes relacionados a roubo e furto de veículos.