O governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa do estado, em regime de urgência, um projeto de lei que propõe um auxilio de R$ 50 mil por família atingida pelos estragos do tornado que deixou seis pessoas mortas na sexta-feira (7).

Foram cinco vítimas fatais em Rio Bonito do Iguaçu, cidade onde cerca de 90% da área urbana foi afetada pelo vendaval, e uma em Guarapuava, ambas no interior paranaense.

De acordo com o governo, o projeto de lei propõe uma alteração na lei do Fecap (Fundo Estadual para Calamidades Públicas), que prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo fenômeno climático. A Assembleia fará duas sessões extraordinárias neste domingo (9), para votar a proposta.

A lei permitia, até então, apenas o repasse fundo a fundo entre o estado e os municípios, mas a mudança vai permitir a transferência de recursos financeiros diretamente às famílias que tiveram as casas destruídas.

O estado já decretou calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, após 90% da cidade ter sido impactada. De acordo com o chefe da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schunig, a medida visa agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada.

O governador Ratinho Junior (PSD) esteve na região na manhã deste sábado (8) e autorizou a liberação imediata de recursos para os municípios atingidos. Segundo ele, as verbas serão aplicadas em obras emergenciais como reconstrução de estradas, pontes, escolas, creches e unidades de saúde que foram destruídas.

Passagem do tornado

Um tornado causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na sexta-feira (7). Até o momento, pelo menos seis mortes — cinco de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava — foram confirmadas. Mais de 700 pessoas ficaram feridas, segundo a Defesa Civil do Estado.

Também há um desaparecido até o momento. Duas pessoas que foram dadas como desaparecidas foram localizadas. As forças de salvamento ainda estão recebendo informações de familiares e o número pode aumentar.

O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) aponta que o tornado pode ter sido classificado preliminarmente como o índice F2, o que equivale a ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas existem indícios de que, na verdade, em alguns pontos da cidade, os ventos podem ter ultrapassado os 250 km/h, o que mudaria a classificação para F3.

*Sob supervisão de Jorge Fernando Rodrigues



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens são indiciados por morte de gata gestante em Minas Gerais

Musk chama premiê da Espanha de “traidor” após regras para redes sociais

Fachin cancela reunião para discutir código de ética no STF | Blogs | CNN Brasil

Duas unidades da Sanepar instaladas no Litoral na temporada serão permanentes

Yum! Brands fecha 250 lojas da Pizza Hut nos EUA por baixo desempenho

Condenado por homicídio, goleiro Bruno vai ao Maracanã torcer pelo Flamengo

Ambiente digital: 57% dos jovens já foram expostos a conteúdos inadequados

Quem é Peter Mandelson e por que ligação com Epstein abalou o Reino Unido?

Olimpíadas de Inverno, mudanças climáticas e a neve fabricada | Blogs | CNN Brasil

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas