A Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro emitiu, na tarde deste sábado (21), uma série de alertas e recomendações de mobilização em razão das chuvas fortes que atingem municípios da Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Região Serrana e Costa Verde.
De acordo com o governo estadual, foram enviados alertas de inundação, chuvas intensas e deslizamento, por meio do sistema Cellbroadcast, para os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São Gonçalo, Angra dos Reis, Petrópolis e Niterói, orientando a população a adotar medidas preventivas e buscar abrigo seguro.
O CEMADEN (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro) também emitiu recomendações de mobilização para altos índices de chuva para Duque de Caxias, São João de Meriti e Petrópolis.
Em Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba e Petrópolis, 13 estações de sirenes foram mobilizadas. Também houve toque de aviso de chuva em 56 estações nos municípios de Duque de Caxias, Magé, Teresópolis e capital.
Em Rio das Ostras, chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento provocaram interrupção temporária de energia elétrica, internet e telefonia por cerca de 60 minutos. Foram registradas ocorrências de corte de árvores em via pública e sobre edificações, atendidas pelos militares do Corpo de Bombeiros.
Para o estado, são esperadas chuvas moderadas a muito fortes até o início da madrugada deste domingo (22), principalmente nas regiões Costa Verde, Sul, Capital, Baixada Fluminense, Serrana e Metropolitana.
A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, acione os telefones 199 (Defesa Civil municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Na capital fluminense, a prefeitura também registra chuva forte e há registro de pontos alagados e com queda de árvores.
CHUVA NO RIO: OCORRÊNCIAS REGISTRADAS
Devido às fortes chuvas que atingem a cidade do Rio de Janeiro na tarde/noite deste sábado (21/02), equipes da prefeitura trabalham para solucionar as seguintes ocorrências registradas até às 18h30:
BOLSÕES D’ÁGUA
Estrada Do Rio Jequiá… pic.twitter.com/u4C4uC0joO— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) February 21, 2026