O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) estendeu, neste domingo (1º), o alerta de perigo para tempestade em 12 estados, mais o Distrito Federal. O alerta, que se iniciou 00h01 deste domingo, agora está previsto para encerrar às 10h desta terça-feira (3).
Os temporais ocorrem devido à chegada de um novo episódio da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que caracteriza o período de chuvas persistentes no verão.
Um corredor de umidade deve se intensificar, se estendendo desde a Região Norte até o Centro-Oeste e o Sudeste do país. O fenômeno favorece a formação de áreas de instabilidade, aumentando o risco de chuvas intensas e temporais, com potenciais transtornos associados.
A previsão para fevereiro indica volumes elevados de precipitação, com chuvas que podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos que podem atingir até 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.
Os especialistas também alertam para o risco de quedas de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.
Chuvas fortes em São Paulo
A Defesa Civil do Estado alerta para o risco de chuvas fortes e tempestades em São Paulo, entre segunda-feira (2) e terça-feira (3). A previsão é de pancadas de chuva persistentes, acompanhadas por raios, ventos e possibilidade de granizo.
O fenômeno ocorre devido à passagem de um sistema meteorológico próximo ao território paulista que criará condições para chuvas acompanhadas por descargas elétricas, que podem atingir diversas regiões.
As chuvas mais fortes ocorrerão na terça-feira (3) e estarão concentradas no oeste do estado, próximo à divisa com o estado do Paraná.
Os atuais modelos meteorológicos indicam acumulados significativos de chuva, que variam conforme a área. Veja abaixo:
- Muito alto: Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
- Alto: Regiões de Sorocaba e Bauru;
- Médio: Região de Marília, Região Metropolitana da Capital Paulista, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Regiões de Campinas, Presidente Prudente, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Barretos e Franca.
Estágio 2 no Rio de Janeiro
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou que o município do Rio de Janeiro entrou no Estágio 2 às 20h20 desse domingo (1°), devido os registros de chuvas e vento forte.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva que se deslocam da região da Costa Verde/Médio Paraíba e também da Baixada Fluminense atuam na região da Zona oeste do Município e seguem se deslocando em direção às demais zonas da cidade.