A ministra Estela Aranha, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será a relatora da ação que acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o partido do petista e a escola de samba Acadêmicos de Niterói de propaganda eleitoral antecipada.

A representação foi protocolada pelo partido Novo, que alega que as três partes cometem o crime por causa do samba-enredo escolhido pela agremiação para o Carnaval de 2026, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

No pedido, o Novo pede a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões, valor que, segundo o partido, corresponde ao custo econômico total envolvido na ação.

Especialista em regulação digital, Estela Aranha tomou posse no TSE em agosto de 2025, após ter sido secretária nacional de Direitos Digitais no Ministério da Justiça e Segurança Pública e assessora especial do então ministro Flávio Dino.

A ministra decidirá sobre o pedido do Novo que solicita que o TSE impeça o desfile da escola bem como proíba o uso de imagens, sons ou trechos da música em qualquer forma de propaganda partidária ou eleitoral. Também requer a remoção imediata de vídeos e conteúdos já divulgados nas plataformas digitais dos representados.

Na petição, o partido diz que o desfile “extrapola os limites de uma homenagem cultural e se configura como peça de propaganda eleitoral extemporânea, ao associar a trajetória política de Lula a elementos típicos de campanhas eleitorais”.

O partido argumenta ainda que o enredo faz referência direta à polarização das eleições de 2022, utiliza jingles históricos de campanhas petistas, menciona o número de urna do PT e emprega expressões que, segundo a legenda, equivalem a pedido explícito de voto.

A ação também destaca que o presidente de honra da Acadêmicos de Niterói, Anderson Pipico, exerce mandato de vereador no município de Niterói, pelo PT, circunstância que afasta qualquer alegação de neutralidade artística na escolha do enredo que homenageia o atual Presidente da República.

Procurado, o PT e o Palácio do Planalto não se manifestaram.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Procuradora dos EUA sobre cúmplice de Epstein: “Tomara que morra na prisão”

Nomeada por Lula ao TSE vai relatar ação contra desfile de Carnaval | Blogs | CNN Brasil

Amcham: Exportações brasileiras para EUA caem 25,5% em janeiro

Zagueiro do Barcelona afirma que nunca jogaria no Grêmio; entenda

DER/PR publica julgamento do edital de projeto de terceiras faixas da PR-542 em Colorado

Justiça mantém mais de 230 presos por brigas entre torcidas no Ceará

Primeiro-ministro do Canadá lamenta vítimas de ataque a tiros em escola

Plano de Flávio deve incluir privatizações e endurecimento penal | Blogs | CNN Brasil

BRB corta mais da metade do seu orçamento para patrocínios

diretoria define prioridades até o fim da janela