A partida de hóquei no gelo feminino entre o Canadá, atual campeão olímpico, e a Finlândia, medalhista de bronze, foi adiada nesta quinta-feira (5), um dia após quatro jogadoras finlandesas serem isoladas com sintomas de gripe estomacal durante os Jogos de Milão-Cortina, informaram os organizadores.
O jogo será disputado no dia 12 de fevereiro, na Milano Rho Ice Hockey Arena.
“A decisão foi tomada após consultas com profissionais de saúde, depois que casos de norovírus foram identificados dentro da delegação da Finlândia”, disseram, em comunicado conjunto, o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Organizador de Milão-Cortina, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo, a seleção da Finlândia e a seleção do Canadá.
“A decisão foi tomada de forma coletiva e de acordo com princípios estabelecidos de saúde e segurança, tendo como prioridade máxima a saúde e o bem-estar das atletas, das comissões técnicas, dos oficiais e de todos os participantes do torneio”.
O confronto pelo Grupo A era esperado para encerrar a programação desta quinta-feira, no primeiro dia de competições na arena de Milano Rho.
“Embora todas as partes envolvidas reconheçam a frustração por a partida não ter sido realizada conforme o previsto, esta foi uma decisão responsável e necessária, que reflete o espírito dos Jogos Olímpicos e a integridade da competição”, acrescenta o comunicado.
Um porta-voz da Associação Finlandesa de Hóquei no Gelo havia informado à Reuters que 12 atletas estavam treinando e preparadas para “todas as possibilidades” poucas horas antes do horário previsto para o início da partida, antes de o adiamento ser anunciado.
A Finlândia, que conquistou a medalha de bronze nas duas últimas edições dos Jogos Olímpicos, cancelou o treino de quarta-feira e informou que isolou as jogadoras doentes, além de quaisquer integrantes da equipe que dividiam quarto com elas.