Paraná lança capacitação EAD para técnicos que atuam no Cadastro Ambiental Rural

O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10) um programa de capacitação voltado a técnicos que atuam no Cadastro Ambiental Rural (CAR), com foco na qualificação profissional e na agilidade do processo de regularização ambiental das propriedades rurais no Estado. 

A iniciativa foi apresentada durante a programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel, e será executada em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), com cursos na modalidade de ensino a distância.

Para o governador em exercício Darci Piana, o CAR representa segurança para o agricultor e facilita o acesso a linhas de financiamento. “O CAR é importante para quem mora na lavoura, principalmente nos pequenos municípios, ficando distante das cidades. Por meio da regularização, alguém do outro lado do mundo sabe que o Paraná cuida do meio ambiente e da nossa produção de alimentos”, disse. 

A capacitação será ofertada por meio da plataforma EAD do Crea-PR e tem como meta capacitar cerca de 2 mil técnicos, incluindo profissionais ligados a cooperativas, sindicatos, empresas de planejamento e consultoria, além de servidores do poder público. 

A formação será direcionada especialmente ao uso da nova plataforma estadual de gestão do CAR, que conta com recursos automatizados para análise dos cadastros, além da atualização sobre a regulamentação do Novo Código Florestal Brasileiro, com ênfase na regularização ambiental das propriedades rurais.

“Nós vamos ensinar como fazer o CAR para que ninguém fique fora do endereço, ninguém fique sem CEP. Com esse registro simples, a pessoa pode se sentir plenamente dona da sua casa e do seu terreno”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca. 

CADASTRO AMBIENTAL RURAL – A regularização ambiental é um processo que exige assistência técnica qualificada, especialmente em uma etapa que envolve análise de dados georreferenciados, interpretação da legislação ambiental e orientação direta aos produtores rurais. 

O superintendente-geral de Ordenamento Territorial, Benno Doetzer, detalha que com a capacitação o Paraná amplia a qualificação dos profissionais que atuam no CAR, reforçando a capacidade técnica e política ambiental. “Como o cadastro é autodeclaratório, a capacitação dos técnicos é importante para lançar os registros de forma correta na plataforma e também auxiliar na regularização daqueles preenchidos de forma equivocada”, disse. 

Dessa forma, o Estado cria condições para acelerar a regularização das propriedades rurais, apoiar a produção sustentável e atender às demandas da sociedade por desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

CRESCIMENTO EXPRESSIVO – O Paraná é referência nacional na implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atualmente, o Estado soma mais de 540 mil propriedades cadastradas. No último ano, foi registrado crescimento de 5.540% dos cadastros validados, saltando de cerca de 3,9 mil para 220 mil registros analisados em conformidade com a legislação, o que o coloca como primeiro lugar no Brasil nessa avaliação.

O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele agrega informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa. Também integra informações de áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

PRESENÇAS – Participaram do lançamento dos projetos os secretários estaduais Norberto Ortigara (Fazenda), Marcio Nunes (Agricultura e Abastecimento), Alex Canziani (Inovação e Inteligência Artificial) e Valdemar Bernardo Jorge (Justiça e Cidadania); o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor-presidente do BRDE, Renê Garcia Junior; o diretor Administrativo do BRDE, Heraldo Neves; o secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti; o deputado federal Filipe Barros; os deputados estaduais Jairo Tamura e Luis Corti; o prefeito de Cascavel, Renato Silva; o diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Clodomir Ascari; e demais autoridades.

Fonte: PARANAGOV

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

É hora de rever punição para assédio no Judiciário? | Blogs | CNN Brasil

Petróleo fecha em queda, com negociações entre EUA e Irã em foco

Corinthians estuda rescindir contrato de Martínez após retorno com lesão

Paraná lança capacitação EAD para técnicos que atuam no Cadastro Ambiental Rural

Mulher leva choque em poste no RJ; homem vai ajudar e também é eletrocutado

Maior aérea do Canadá suspende voos para Cuba por falta de combustível

Justiça italiana nega pedido de Zambelli para trocar juízes | Blogs | CNN Brasil

Brasil capta US$ 4,5 bilhões em títulos no mercado internacional

O que é o curling, esporte queridinho dos Jogos Olímpicos de Inverno

Nota Paraná destina R$ 2,2 milhões a entidades sociais no sorteio de Carnaval