O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao STF um parecer favorável ao Flamengo, pedindo o reconhecimento do clube como campeão brasileiro de 1987, ao lado do Sport. Assim, a decisão dá novos capítulos a uma briga que movimenta o futebol brasileiro.
Gonet concorda com a tese do time carioca de que a decisão da Primeira Turma da Corte, tomada em 2017, errou ao considerar que a CBF não poderia, por critérios desportivos, ter declarado outro clube como campeão do Brasileirão de 1987. A informação foi divulgada pelo site PlatôBR.
Em 1987, o campeonato brasileiro de futebol foi dividido em dois módulos, Verde e Amarelo. Segundo o regulamento, os dois primeiros colocados de cada módulo deveriam disputar um quadrangular para definir o campeão. No entanto, Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, recusaram-se a disputar o quadrangular, levando à declaração do Sport como campeão.
O Supremo já se manifestou três vezes reconhecendo o Sport como o único campeão brasileiro de 1987. Na decisão mais recente, em maio, a Segunda Turma do STF rejeitou por unanimidade um pedido do Flamengo para também ser declarado campeão daquele ano e, assim, ter direito à chamada “Taça das Bolinhas”.
Taça das Bolinhas
Criada em 1975, a Taça das Bolinhas nasceu de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e a então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), entidade que comandava o futebol nacional antes da criação da CBF. A ideia era premiar o clube que conquistasse, pela primeira vez, três títulos brasileiros consecutivos ou cinco de forma alternada.
O impasse gira em torno do controverso Campeonato Brasileiro de 1987. Naquele ano, a disputa foi marcada pela realização da Copa União, organizada pelo Clube dos 13. O Flamengo conquistou o Módulo Verde, enquanto o Sport venceu o Módulo Amarelo.
Em 2009, ao conquistar o Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi reconhecido pela CBF como pentacampeão nacional, desconsiderando oficialmente o título de 1987 para efeito da Taça das Bolinhas, já que a entidade reconhecia o Sport como campeão daquela edição. Com isso, o São Paulo foi considerado o primeiro clube a atingir cinco títulos nacionais de forma alternada (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007).
Dessa forma, em 2011, a Caixa Econômica Federal entregou a Taça das Bolinhas ao São Paulo, oficializando o clube paulista como vencedor da honraria. No entanto, a discussão sobre o reconhecimento do título de 1987 mantém viva a polêmica. Caso a conquista da Copa União seja considerada oficialmente como título brasileiro do Flamengo para efeito da contagem histórica, o clube carioca atingiria a marca antes do São Paulo e, portanto, teria direito ao troféu.
Portal IG
Fonte: PARANAGOV