O democrata Jacob Frey, de 44 anos, foi reeleito em Minneapolis para seu terceiro mandato como prefeito da cidade. A candidatura de Frey foi endossada por Tim Walz, governador de Minnesota que concorreu ao cargo de vice-presidente na chapa democrata em 2024 com Kamala Harris.

Em seu discurso de vitória, Frey falou por quase um minuto em somali, idioma oficial da Somália.

A cidade abriga mais de 60 mil somalis, segundo dado da World Population Review, e é a maior comunidade somali nos Estados Unidos.

“Não importa de onde você venha, Minneapolis deve ser um lugar do qual você tenha orgulho de chamar de lar”, disse Frey a uma plateia composta majoritariamente por somalis. “Se você vem de Bosaso ou Mogadíscio, se vem de Hargeisa ou Galcayo, se vem do sudoeste de Minneapolis, este é um lugar onde você vem em busca de prosperidade, onde você vem para criar sua família”, completou.

O prefeito eleito também disse que a eleição foi “um momento para a união, onde toda a comunidade somali pode se reunir e dizer: “Este é o nosso povo. Esta é a nossa cidade.”

A declaração gerou críticas. Paul Szypula, um influecer conservador, publicou o vídeo do discurso de Frey em seu perfil oficial do X, dizendo que a mensagem do democrata era, na verdade, que a cidade pertencia à Somália. E acrescentou que “a bajulação aqui é insana”.

O comentarista conservador Gerry Callahan também se manifestou sobre o discurso de Frey em sua conta no X. “Este é um político americano, criado na América, educado na América, supostamente representando os americanos, se prostrando diante de um monte de estrangeiros. Isso poderia ser a coisa mais humilhante que já vi”, escreveu Callahan.

O apresentador de podcast Matt Walsh criticou o fato de Jacob Frey ter usado o somali a se dirigir à plateia após sua vitória na eleição. “Como eu disse muitas vezes, os políticos neste país deveriam ser obrigados por lei a falar inglês quando se dirigirem ao público em uma capacidade oficial. Nunca deveria haver um momento em que os americanos não consigam entender o que seus líderes eleitos estão dizendo”, disse.

O influencer conservador Nick Sortor, que no mês passado foi preso sob conduta desordeira em Portland, também criticou o prefeito eleito dizendo que não sabia “quão grande é a presença dos agentes de imigração em Minneapolis, mas que deveria ser bem maior”.

A equipe de Jacob Frey não se manifestou sobre as críticas. O prefeito eleito deve assumir o terceiro mandato em 1º de janeiro de 2026.





Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens são indiciados por morte de gata gestante em Minas Gerais

Musk chama premiê da Espanha de “traidor” após regras para redes sociais

Fachin cancela reunião para discutir código de ética no STF | Blogs | CNN Brasil

Duas unidades da Sanepar instaladas no Litoral na temporada serão permanentes

Yum! Brands fecha 250 lojas da Pizza Hut nos EUA por baixo desempenho

Condenado por homicídio, goleiro Bruno vai ao Maracanã torcer pelo Flamengo

Ambiente digital: 57% dos jovens já foram expostos a conteúdos inadequados

Quem é Peter Mandelson e por que ligação com Epstein abalou o Reino Unido?

Olimpíadas de Inverno, mudanças climáticas e a neve fabricada | Blogs | CNN Brasil

PCPR faz descarte de 400 engradados de cervejas falsificadas