António José Seguro, de 63 anos, venceu as eleições presidenciais de Portugal neste domingo (8). A posse será no dia 9 de março.
Ele se apresentou como uma “opção segura” para comandar o país durante a campanha.
Em 2014, o ex-líder do Partido Socialista que abandonou a vida política após perder a liderança para o ex-primeiro-ministro António Costa.
Seguro anunciou sua candidatura à presidência em junho do ano passado.
Ele é empresário nas áreas do turismo, agricultura e produtos alimentares, tendo Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Também é mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.
A campanha de Seguro para a presidência atraiu um apoio excepcionalmente amplo, com conservadores proeminentes — incluindo o ex-presidente Aníbal Cavaco Silva, ministros do atual governo de centro-direita e a maioria dos candidatos do primeiro turno — declarando seu apoio para impedir uma vitória de Ventura.
Analistas afirmam que o apoio transversal aos diferentes partidos reflete preocupações com a ascensão da direita em Portugal, onde o partido Chega, de Ventura, emergiu como uma força política poderosa.