A Rússia e os Estados Unidos reconhecem a necessidade de iniciar em breve negociações sobre o controle de armas nucleares após o vencimento do Tratado Novo START, que limitava o número de mísseis estratégicos, lançadores e ogivas de cada país, afirmou o Kremlin nesta sexta-feira (6).

Um porta-voz do Kremlin disse que, em negociações realizadas em Abu Dhabi, os dois lados chegaram a um entendimento de que ambos agirão com responsabilidade após o vencimento do tratado de 2010, na quinta-feira (5).

Analistas de segurança afirmam que o valor dos tratados nucleares vai muito além da fixação de limites numéricos: eles criam um quadro transparente e estável que impede a corrida armamentista de se descontrolar.

E com o fim do tratado, essa é a primeira vez em mais de meio século que Rússia e EUA ficam sem restrições mútuas sobre o tamanho de seus arsenais estratégicos — as armas que usariam para atacar as capitais uns dos outros, bases militares e centros industriais em caso de guerra nuclear.

Na ausência de um entendimento que proporcione estabilidade e previsibilidade, analistas afirmam que cada lado terá mais dificuldade em interpretar as intenções do outro.

Isso pode levar a uma espiral em que cada um sinta a necessidade de continuar adicionando armas, com base em suposições pessimistas sobre os planos do adversário.

Na quarta-feira (4), a Rússia afirmou nesta quarta-feira estar aberta a negociações e que agirá de forma responsável, mas pontuou que vai se opor resolutamente a quaisquer novas ameaças.

Donald Trump, por sua vez, disse anteriormente que “se expirar, expirou”, e que o tratado deve ser substituído por um melhor.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado Islâmico reivindica autoria de atentado em mesquita no Paquistão

Trump testa os limites da tolerância política e social | Blogs | CNN Brasil

Deputado Artagão Júnior reforça compromisso com Lindoeste em visita à Prefeitura

Wall Street dispara e Dow Jones bate 50 mil pontos pela 1ª vez

Jorge Jesus se mantém em silêncio sobre “greve” de Cristiano no Al-Nassr

Com 39,7ºC, Capanema registra a temperatura mais alta neste ano no Paraná

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais

Espanha e Portugal recebem alertas de inundações após fortes tempestades

Senadores marcam reunião com Fachin e PF para discutir caso Master | Blogs | CNN Brasil

Confiança dos consumidores dos EUA sobe ligeiramente em fevereiro