A Pizza Hut está fechando centenas de lojas nos Estados Unidos, enquanto sua empresa controladora continua uma revisão estratégica da marca em dificuldades.
A Yum! Brands, que também é proprietária da Taco Bell e da KFC, revelou na teleconferência sobre os resultados financeiros de quarta-feira (4) que 250 lojas da Pizza Hut com “desempenho insatisfatório” serão fechadas no primeiro semestre deste ano, o que representa cerca de 3% de sua presença nos Estados Unidos.
Não foi divulgada uma lista específica das lojas.
A empresa anunciou em novembro que havia iniciado uma “revisão formal das opções estratégicas” para a Pizza Hut, incluindo uma possível venda. Nenhuma informação adicional foi divulgada na quarta-feira, além de que a Yum! espera que a revisão seja concluída este ano.
A Pizza Hut tem enfrentado dificuldades constantes em um mercado de pizzas competitivo, especialmente contra sua principal rival, a Domino’s Pizza.
Para a Pizza Hut, foi mais um trimestre sombrio, com outra queda nas vendas nas mesmas lojas nos Estados Unidos, caindo 3%. A tentativa da rede de se concentrar no valor, ou seja, uma nova pizza de US$ 5, não teve repercussão.
Enquanto isso, a Taco Bell continuou se destacando. As vendas nas mesmas lojas aumentaram 7% no trimestre, pois o lançamento consistente de novos itens no menu atraiu uma variedade de pessoas, incluindo consumidores de alta renda, jovens e famílias.
A KFC também continuou sua lenta recuperação nos EUA, com as vendas nas mesmas lojas subindo 1%. A rede de frango contratou executivos da Taco Bell para se concentrar na inovação do cardápio, enquanto busca recuperar o terreno perdido para a Raising Cane’s e a Chick-fil-A.
As ações da Yum! (YUM) subiram 6% até agora este ano.