Anúncio


Único pentacampeão, o Brasil tem mais um grande feito na Copa do Mundo: é o único país a ter disputado todas as 22 edições do Mundial — 23, caso já contemos a próxima, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre junho e julho.

Quatro vezes campeã do mundo, a Alemanha foi um dos diversos europeus que não foram ao Uruguai para a primeira Copa, em 1930. Já em 1950, os alemães ainda enfrentavam sanções internacionais por conta da Segunda Guerra Mundial — desde então, estiveram em todas. Inclusive, em 1974, ainda como um reflexo do conflito e um desdobramento da Guerra Fria, houve um curioso Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental.

Tricampeões e atuais vencedores, a Argentina, por uma série de motivos a cada decisão, optou por não ir às Copas de 1938, 1950 e 1954, além de ter feito campanha pífia no grupo das Eliminatórias para a Copa de 1970, em que ficou atrás do classificado Peru e ainda da Bolívia.

Primeiro campeão mundial e dono de duas conquistas, o Uruguai, com frequência, fica fora da Copa: em 1934 e 1938, não foi ao Velho Continente como protesto pelo baixo número de europeus no Mundial inaugural, em 1930, mas depois, em 1958, 1978, 1982, 1994, 1998 e 2006, foi ausência por não conseguir a vaga pelas Eliminatórias.

Outra bicampeã, a França se ausentou de um Mundial pela primeira vez em 1950, por insatisfação envolvendo o torneio no Brasil. Depois, em 1962, 1970, 1974, 1990 e 1994, acumulou fracassos em sequências nas Eliminatórias, sendo ausência com frequência ao longe de décadas.

Um dos países criadores do futebol, a Inglaterra, campeã em 1966, esnobou o Mundial no início das disputas e não demonstrou interesse nas três primeiras Copas — depois, não conseguiu a classificação para 1974, 1978 e 1994.

Já a Espanha, campeã em 2010, foi uma das tantas europeias que optou por não ir ao Uruguai em 1930. Já em 1938, se retirou das Eliminatórias por conta da Guerra Civil Espanhola. Depois, em 1954 e 1958, não conseguiu a classificação em campo, assim como em nova dobradinha, em 1970 e 1974.

O cenário atual mais alarmante é o da Itália. Tetracampeã, os italianos também boicotaram o Mundial de 1930, no Uruguai. Depois, a equipe foi ausência em 1958, ao perder a vaga para a Irlanda do Norte, em um grupo que ainda tinha Portugal. Já em 2018 e 2022, caiu na repescagem para Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente. Nesta terça-feira (31), encara a Bósnia e Herzegovina para evitar novo vexame e não ver a Copa de casa pela terceira vez consecutiva.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FICCO/PR apreende mais de 60 kg de maconha e prende casal em Cascavel

Brasil tem 99% de chance de se classificar ao mata-mata da Copa do Mundo

Após bater em carro estacionado, homem é preso por embriaguez

França e Alemanha viram acionistas de montadora de tanques de guerra

Copel leva van de atendimento itinerante a Cornélio Procópio para facilitar acesso a serviços

Goiânia deve ter semana com pouca chuva e céu encoberto; veja previsão

Problema em operadoras afeta chamadas para o 192; Consamu divulga números alternativos

PL aposta em ofensiva de Michelle para manter Bolsonaro em domiciliar | Blogs | CNN Brasil

PM flagra cinco motoristas sem CNH em operação na região norte de Cascavel

DER/PR publica resultado do edital para nova duplicação da Rodovia da Uva