Anúncio


Único pentacampeão, o Brasil tem mais um grande feito na Copa do Mundo: é o único país a ter disputado todas as 22 edições do Mundial — 23, caso já contemos a próxima, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre junho e julho.

Quatro vezes campeã do mundo, a Alemanha foi um dos diversos europeus que não foram ao Uruguai para a primeira Copa, em 1930. Já em 1950, os alemães ainda enfrentavam sanções internacionais por conta da Segunda Guerra Mundial — desde então, estiveram em todas. Inclusive, em 1974, ainda como um reflexo do conflito e um desdobramento da Guerra Fria, houve um curioso Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental.

Tricampeões e atuais vencedores, a Argentina, por uma série de motivos a cada decisão, optou por não ir às Copas de 1938, 1950 e 1954, além de ter feito campanha pífia no grupo das Eliminatórias para a Copa de 1970, em que ficou atrás do classificado Peru e ainda da Bolívia.

Primeiro campeão mundial e dono de duas conquistas, o Uruguai, com frequência, fica fora da Copa: em 1934 e 1938, não foi ao Velho Continente como protesto pelo baixo número de europeus no Mundial inaugural, em 1930, mas depois, em 1958, 1978, 1982, 1994, 1998 e 2006, foi ausência por não conseguir a vaga pelas Eliminatórias.

Outra bicampeã, a França se ausentou de um Mundial pela primeira vez em 1950, por insatisfação envolvendo o torneio no Brasil. Depois, em 1962, 1970, 1974, 1990 e 1994, acumulou fracassos em sequências nas Eliminatórias, sendo ausência com frequência ao longe de décadas.

Um dos países criadores do futebol, a Inglaterra, campeã em 1966, esnobou o Mundial no início das disputas e não demonstrou interesse nas três primeiras Copas — depois, não conseguiu a classificação para 1974, 1978 e 1994.

Já a Espanha, campeã em 2010, foi uma das tantas europeias que optou por não ir ao Uruguai em 1930. Já em 1938, se retirou das Eliminatórias por conta da Guerra Civil Espanhola. Depois, em 1954 e 1958, não conseguiu a classificação em campo, assim como em nova dobradinha, em 1970 e 1974.

O cenário atual mais alarmante é o da Itália. Tetracampeã, os italianos também boicotaram o Mundial de 1930, no Uruguai. Depois, a equipe foi ausência em 1958, ao perder a vaga para a Irlanda do Norte, em um grupo que ainda tinha Portugal. Já em 2018 e 2022, caiu na repescagem para Suécia e Macedônia do Norte, respectivamente. Nesta terça-feira (31), encara a Bósnia e Herzegovina para evitar novo vexame e não ver a Copa de casa pela terceira vez consecutiva.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PRF apreende 150 quilos de maconha na BR-277 e prende homem em Santa Terezinha de Itaipu

Deschamps alerta França antes de jogo com Iraque: “Não será fácil”

Alan Greenspan, economista e ex-chair do Fed, morre aos 100 anos, diz TV

São Paulo recalibra a bússola hídrica do Cantareira | Blogs | CNN Brasil

Lula calcula repercussão e adota cautela sobre Jaques | Blogs | CNN Brasil

Morador de Santa Tereza do Oeste é preso com 32kg de maconha em Realeza

98% dos paranaenses acreditam que Ponte da Vitória vai aumentar turismo do Litoral

Primeira segunda-feira do inverno será de guarda-chuva na mão em Cascavel

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

PF prende fornecedor de armas do Comando Vermelho no Suriname