Anúncio


Com quase 80 anos de fundação, o Clube Apolo nasceu bem antes das academias que conhecemos hoje, climatizadas, com aparelhos modernos e planos de treino montados por aplicativo, e em uma época onde o fisiculturismo e o halterofilismo (levantamento de peso) ainda eram pouco conhecidos.

Fundado em 1948 pelo mestre Arnóbio Noronha Sigaran, o local formou e atravessou gerações de atletas e se tornou um dos principais símbolos do halterofilismo e do fisiculturismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.

O local é considerado a academia mais antiga do estado e a terceira mais antiga do país.

No fisiculturismo, brasileiros como Ney Pradie, Hemílio Fontoura, Clotário Portugal, entre outros. No levantamento de pesos. o Powerlifting foram inúmeros campeões a nível nacional e mundial. como Felippe Portugal, Flávia Portugal, Marcelo Schneider, Eduardo Grumann e o próprio Clotário Portugal, atual curador do clube, e que mantém a memória do mestre viva e da história do levantamento de pesos.

Localizado na Avenida Farrapos desde 1970, a escadaria da sobreloja já adianta o que encontraremos no “templo” que carrega a história em forma de fotos impressas com lendas do fisiculturismo como Kevin Levrone e Ronnie Coleman, além de medalhas, troféus, e os maquinários antigos, feitos puramente de ferro e de uma biomecânica que resistiu ao tempo.

Entretanto, o começo do Apolo se deu na própria casa do mestre Arnóbio, com o então nome de Clube Esparta.

Na década de 1960, migrou para a Avenida Mauá, onde o nome de Clube Apolo foi implementado na ocasião, junto com seu o gaúcho de Uruguiana Dionísio Felix, dono da Ferraço (empresa do ramo de aço), além de mais duas pessoas.

Em 1970 mudou-se em definitivo para Farrapos, onde se encontra até hoje.

Até 2010, o clube funcionava como uma academia aberta ao público em 2010, mas hoje é fechada apenas para alguns associados.

Arnóbio também foi o fundador da Federação Gaúcha de Culturismo que funcionou de 1970 até 2008, hoje correspondente a Federação Gaúcha de Fisiculturismo (IFBB-RS), além de também presidir a Federação de Levantamento Básico que até o fim de 1960 era vinculada à Federação de Atletismo.

Ele faleceu em 2020, aos 91 anos de idade, e em sua homenagem foi criada a Copa Arnóbio Sigaran de supino e levantamento terra, tendo sua primeira edição no ano seguinte.

 

 



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FAB resgata 13 brasileiros após terremoto fechar aeroportos na Venezuela

PEC da 6×1 completa um mês parada no Senado em meio a debate econômico

Motociclista fica ferido após batida com ônibus no Centro de Cascavel

Onça-pintada é capturada com segurança em área urbana de Foz do Iguaçu

George Russell lidera do início ao fim e vence GP da Áustria de Fórmula 1

Tenente da Rota segue em estado grave e com monitoramento neurológico

Mulher morre após ser atropelada na BR-369 em Ubiratã

Moraes deve se reunir com defesa de Bolsonaro antes de definir domiciliar | Blogs | CNN Brasil

Mulher é morta a facadas em Guarapuava; companheiro é preso suspeito

Lucros do setor industrial na China seguem resilientes em maio