Anúncio


Com quase 80 anos de fundação, o Clube Apolo nasceu bem antes das academias que conhecemos hoje, climatizadas, com aparelhos modernos e planos de treino montados por aplicativo, e em uma época onde o fisiculturismo e o halterofilismo (levantamento de peso) ainda eram pouco conhecidos.

Fundado em 1948 pelo mestre Arnóbio Noronha Sigaran, o local formou e atravessou gerações de atletas e se tornou um dos principais símbolos do halterofilismo e do fisiculturismo no Rio Grande do Sul e no Brasil.

O local é considerado a academia mais antiga do estado e a terceira mais antiga do país.

No fisiculturismo, brasileiros como Ney Pradie, Hemílio Fontoura, Clotário Portugal, entre outros. No levantamento de pesos. o Powerlifting foram inúmeros campeões a nível nacional e mundial. como Felippe Portugal, Flávia Portugal, Marcelo Schneider, Eduardo Grumann e o próprio Clotário Portugal, atual curador do clube, e que mantém a memória do mestre viva e da história do levantamento de pesos.

Localizado na Avenida Farrapos desde 1970, a escadaria da sobreloja já adianta o que encontraremos no “templo” que carrega a história em forma de fotos impressas com lendas do fisiculturismo como Kevin Levrone e Ronnie Coleman, além de medalhas, troféus, e os maquinários antigos, feitos puramente de ferro e de uma biomecânica que resistiu ao tempo.

Entretanto, o começo do Apolo se deu na própria casa do mestre Arnóbio, com o então nome de Clube Esparta.

Na década de 1960, migrou para a Avenida Mauá, onde o nome de Clube Apolo foi implementado na ocasião, junto com seu o gaúcho de Uruguiana Dionísio Felix, dono da Ferraço (empresa do ramo de aço), além de mais duas pessoas.

Em 1970 mudou-se em definitivo para Farrapos, onde se encontra até hoje.

Até 2010, o clube funcionava como uma academia aberta ao público em 2010, mas hoje é fechada apenas para alguns associados.

Arnóbio também foi o fundador da Federação Gaúcha de Culturismo que funcionou de 1970 até 2008, hoje correspondente a Federação Gaúcha de Fisiculturismo (IFBB-RS), além de também presidir a Federação de Levantamento Básico que até o fim de 1960 era vinculada à Federação de Atletismo.

Ele faleceu em 2020, aos 91 anos de idade, e em sua homenagem foi criada a Copa Arnóbio Sigaran de supino e levantamento terra, tendo sua primeira edição no ano seguinte.

 

 



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

África quadruplica recorde de seleções classificadas ao mata-mata de Copas

Sucessão em PMEs: Por que planejamento não pode esperar negócio “dar certo”

Celulares roubados em São Paulo são recuperados no Rio Grande do Sul

PEC do fim da escala 6×1 completa um mês parada no Senado

Formadora de atletas, academia em Porto Alegre preserva legado há 78 anos

Petróleo mostra que o mercado mudou sua leitura da guerra | Blogs | CNN Brasil

Moraes avalia domiciliar de Bolsonaro após manifestação de PGR e defesa

Rio igual a Londres: como se formaram os nevoeiros que fecharam aeroporto

Dicas de planejamento financeiro para autônomos

Dark Horse: produtora previa retorno de 20% de lucro para financiadores