O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão a uma extensa lista de aliados políticos por seu apoio ou envolvimento em supostos planos para reverter o resultado das eleições presidenciais de 2020, segundo o procurador de Indultos do Departamento de Justiça, Ed Martin.

Entre os indivíduos listados na proclamação, que Martin publicou na rede social X no domingo (9) à noite, estão figuras de alto perfil como os advogados de Trump, Rudy Giuliani e Sidney Powell, e o ex-chefe de gabinete do presidente, Mark Meadows, além de dezenas de outros.

“Esta proclamação põe fim a uma grave injustiça nacional perpetrada contra o povo americano após as eleições presidenciais de 2020 e dá continuidade ao processo de reconciliação nacional”, diz o documento, datado de 7 de novembro e que aparenta ter sido assinado pelo presidente.

O documento inclui um “perdão total, completo e incondicional” para os nomeados, incluindo alguns dos corréus do republicano que foram acusados na Geórgia por tentarem subverter a derrota eleitoral de Trump em 2020.

Os indultos presidenciais aplicam-se apenas a acusações federais, não a acusações estaduais ou locais. O indulto também afirma explicitamente que não se aplica ao presidente Donald Trump.

A CNN entrou em contato com a Casa Branca e o escritório de Martin para comentários.

Também na semana passada, o líder americano concedeu clemência a um ex-policial aposentado de Nova York que foi condenado em 2023 por perseguir uma família de Nova Jersey em nome do governo chinês.

Trump também perdoou o ex-astro da Major League Baseball Darryl Strawberry por uma acusação de sonegação fiscal de 1995.



Source link

Últimas Notícias

plugins premium WordPress

MENU

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Compensação: Copel destina R$ 85 milhões a municípios banhados por reservatórios

Assaí elege executivo da Azzas para diretoria financeira

Crespo cita ‘lástima’ por empate do São Paulo contra o Santos e explica motivo

Dois homens são indiciados por morte de gata gestante em Minas Gerais

Musk chama premiê da Espanha de “traidor” após regras para redes sociais

Fachin cancela reunião para discutir código de ética no STF | Blogs | CNN Brasil

Duas unidades da Sanepar instaladas no Litoral na temporada serão permanentes

Yum! Brands fecha 250 lojas da Pizza Hut nos EUA por baixo desempenho

Condenado por homicídio, goleiro Bruno vai ao Maracanã torcer pelo Flamengo

Ambiente digital: 57% dos jovens já foram expostos a conteúdos inadequados